PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

“Cordeiro à Moda de Monção”: certificação em fase final do processo

2 Abril, 2013 - 10:29

169

0

A tradição diz também que se trata de cordeiro e não de cabrito, como também era designado. O enquadramento histórico, segundo a responsável, assim o justifica.

A certificação do tradicional “Cordeiro à Moda de Monção” ainda não tem data de conclusão, mas segundo a responsável pelo trabalho de certificação e investigação, o processo está “praticamente fechado”.

Segundo Ana Paula Vale, o caderno de especificações já foi elaborado e entregue ao município de Monção para que este, em conjunto com as Associação Comercial local, o envie para o Ministério da Agricultura, a fim de ser sujeito a avaliação final.

De resto, o nome “Cordeiro à Moda de Monção” não foi consensual, numa fase inicial, já que a população o designava popularmente de “Foda à Monção”.

A tradição diz também que se trata de cordeiro e não de cabrito, como também era designado. O enquadramento histórico, segundo a responsável, assim o justifica.

Recorde-se que o processo de certificação e investigação começou há cerca de dois anos. Este foi um projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural. O produto pretende tornar-se uma “Especialidade Tradicional Garantida”, de acordo com a também vice-presidente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Apesar de estar na recta final, a certificação do “Cordeiro à Moda de Monção” ainda não está concluída. Autarquia e Associação Comercial local terão de enviar para a tutela o documento final, a fim de que o mesmo possa ser avaliado e validado.

Refira-se que o “Cordeiro à Moda de Monção” é um dos pratos típicos e simbólicos das festividades da Páscoa, no concelho minhoto.

Últimas