Alguns chamam-lhe Coração Português… outros Coração de Portugal… mas todos sabem que é o Coração de Viana.
A loja “The Fantastic World of the Portuguese Sardine”, em Times Square, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, acolheu um destes corações em filigrana.
Mas não é uma obra qualquer. Conta o jornal Luso-Americano que se trata de uma réplica da jóia oferecida em 2015 à actriz norte-americana Sharon Stone.
Sharon Stone com o Coração de Viana ao peito que lhe foi oferecido
[crédito fotografia: JoiaPro]
Réplica da jóia em Times Square, Nova Iorque
[crédito fotografia: cortesia Henrique Mano / jornal Luso-Americano]
A peça, elaborada manualmente pelo Mestre Cardoso, em ouro e prata, tem um valor de loja aproximado de 1.500 dólares (cerca de 1.400 euros).
Foi oferecida ao empresário António Quaresma e ao Grupo O Valor do Tempo pela Câmara Municipal de Gondomar, em reconhecimento ao esforço empreendido por ambos na promoção desta arte tradicional portuguesa.
Times Square, em Nova Iorque
[crédito fotografia: DR]
Conta aquele jornal que o Coração de Viana vai passar a fazer parte do espólio da loja em Times Square, podendo ser observado pelos nova-iorquinos (e turistas de todo o mundo).
[crédito fotografia: cortesia Henrique Mano / jornal Luso-Americano]
[crédito fotografia: cortesia Henrique Mano / jornal Luso-Americano]
Quando a actriz Sharon Stone apareceu em público pela primeira vez com o Coração de Viana ao pescoço, em Beverly Hills, “fez com que as pessoas olhassem para a filigrana de uma forma diferente”, disse a vereadora de Gondomar para a área do Turismo, Sandra Almeida, em declarações ao Luso-Americano.
“Deixou de ser apenas um acessório cerimonial para passar a ser usado no quotidiano. A partir daí, houve um boom de informação que passou para o consumidor e isto tem despertado muita curiosidade”.
Comentários: 0
1
0