PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Coordenadora do Tele

12 Outubro, 2011 - 10:44

200

0

A coordenadora do projecto do Tele-Alarme, em Monção, Fátima Afonso, alerta para que sejam as pessoas, comunidade em geral e autoridades, a dar conhecimento de casos de idosos que vivem sozinhos. Muitos dos séniores do concelho não estão identificados, como foi o caso do idoso encontrado morto, em casa, esta terça-feira.

A coordenadora do projecto do Tele-Alarme, em Monção, Fátima Afonso, alerta para que sejam as pessoas, comunidade em geral e autoridades, a dar conhecimento de casos de idosos que vivem sozinhos. Muitos dos séniores do concelho não estão identificados, como foi o caso do idoso encontrado morto, em casa, esta terça-feira. Actualmente, a adesão ao serviço de tele-assistência tem sido brando no município, tendo sido aplicados apenas 27 aparelhos, num total de 300 idosos que vivem sem retaguarda familiar.
A responsável considera que existe "falta de informação" e até alguma falta de credibilidade na aplicação do dispositivo. Fátima Afonso considera que o factor económico não é justificação para a pouca adesão, uma vez que os idosos mais carenciados têm, também, o apoio da Câmara Municipal de Monção.
A coordenadora confirma que o idoso encontrado morto em casa, esta terça-feira, não estava sinalizado. O isolamento e a solidão são aliás situações comuns a cerca de 300 idosos no concelho. Por este motivo, a resposnável pede o apoio e a colaboração da comunidade para a identificação destes seniores.
No total, até ao final do ano, o projecto quer ver aplicados 60 aparelhos, sendo que, até ao momento, foram apenas entregues 27 dispositivos de tele-assistência. A preocupação com o uso deste serviço acontece numa altura em que mais um idoso foi encontrado morto, em casa, em Monção. Ao que tudo indica, o idoso, que vivia sozinho, terá falecido por causas naturais. O corpo foi entregue à família. Recorde-se que o tele-alarme é promovido por instituições de solidariedade social e está ligado directamente aos bombeiros, através de uma pulseira de socorro, que pode ser accionado em casos de emergência pelos próprios idosos.

Últimas