PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Contrato de financiamento do Minho Parque Monção será assinado ao final desta manhã

2 Dezembro, 2011 - 08:18

191

0

A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte e a Associação "Minho Parque Monção" assinam, ao final desta manhã, o contrato de financiamento do futuro parque industrial do concelho.
Trata-se de um projecto há muito desejado pelas entidades envolvidas, num investimento de 12 milhões de euros.

A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte e a Associação "Minho Parque Monção" assinam, ao final desta manhã, o contrato de financiamento do futuro parque industrial do concelho.
Trata-se de um projecto há muito desejado pelas entidades envolvidas, num investimento de 12 milhões de euros, com comparticipação europeia a fundo perdido de oito milhões. De um total de cem hectares, a primeira fase vai arrancar, nos próximos seis meses, com a construção de 58 hectares, para receber empresas das mais diversas áreas de actividade.
Satisfeito com o avançar do processo, o presidente da Câmara de Monção sublinha que este é "grande passo" para o desenvolvimento do concelho e do distrito.
José Emílio Moreira garante que o Minho Parque Monção "é o maior de sempre na região do Vale do Minho e o segundo, no distrito, depois da Enercon". O parque, que vai nascer nas freguesias de Pinheiros, Troporiz, Mazedo e Lara, pretende criar cerca de 1500 postos de trabalho, no prazo de cinco anos, de forma a potenciar a competitividade económica e empresarial da região.
Em fase final de preparação, o concurso público internacional vai ter luz verde "muito em breve".
Depois de lançado o procedimento concursal, as entidades promotoras do Minho Parque Monção vão avançar com a divulgação da estrutura, não só na Península Ibérica, como um pouco por toda a Europa. O objectivo é acolher empresas das mais diversas áreas. De destacar que o parque vai, ainda, englobar uma componente de incubação.
Com um capital social de 50 mil euros, recorde-se que a Associação "Minho Parque Monção" – Parque Noroeste Peninsular envolve a Associação Industrial do Minho, detentora de 90 por cento e a Câmara Municipal de Monção, com os restantes dez por cento.
A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento está marcada, para esta manhã, pelas 12h00, na Casa do Curro, em Monção.
Na cerimónia estará Mário Rui Silva, a representar a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, e António Marques, a representar a Associação "Minho Parque Monção".

Últimas