PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Construção de Tanatório de Ganfei em fase de conclusão, mas faltam verbas para ar condicionado

27 Abril, 2012 - 09:27

191

0

Encontra-se em fase de conclusão a obra do Tanatório da freguesia de Ganfei, no concelho de Valença, mas entrada em funcionamento para o final do ano pode ser adiada por falta de verbas para a instalação do ar condicionado.

Encontra-se em fase de conclusão a obra do Tanatório da freguesia de Ganfei, no concelho de Valença, mas entrada em funcionamento para o final do ano pode ser adiada por falta de verbas para a instalação do ar condicionado.

Recorde-se que este é um projeto inédito na região alto-minhota para culto fúnebre, à semelhança do que já se pratica em Espanha, mas com custos elevados, a rondar os 200 mil euros e sem qualquer tipo de financiamento comunitário.

A ideia inicial era a construção de uma casa mortuária para servir a população local, no entanto, as condições do edifício levou a Junta de Freguesia e Câmara Municipal a alargar o investimento.

O autarca local, Francisco Romeu, explica que os trabalhos até estão a decorrer a um bom ritmo, mas não sabe se estarão prontos até ao final do ano, situação dependente dos apoios que surgirem para a instalação do ar condicionado e outros equipamentos necessários.

O Tanatório de Ganfei tem como objectivo não só prestar um último adeus “mais digno”, como também oferecer as melhores condições aos familiares que velam o corpo dos entes queridos que se encontram em camâras frigorifícas próprias.

Quanto à sua área de atuação, o presidente da Junta de Freguesia de Ganfei explica que a ideia é para servir o município, mas ainda tem de ser debatida e aprovada em Assembleia de Freguesia.

A casa mortuária de Ganfei já servia freguesias vizinhas, numa espécie de centro multi-usos, mas havia condições para rentabilizar o espaço e daí a ideia de se criar um Tanatório.

O protocolo de entendimento entre o executivo e a junta de freguesia local visa a criação de duas salas para velar os defuntos, com a possibilidade de uma terceira, uma sala de descanso, um espaço administrativo, e um bar.

A cidade de Valença vai ter um tanatório municipal com os serviços mais avançados da região, no que respeita ao culto fúnebre. O equipamento está em fase de conclusão na freguesia de Ganfei, detentora do terreno e do projecto, com o apoio da Câmara de Valença, mas ainda faltam verbas para instalação do ar condicionado, cenário que pode adiar a entrada em funcionamento deste equipamento.

Últimas