PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Constituição de empresa intermunicipal para distribuição de água em baixa vai ser debatida, hoje, em Assembleia Intermunicipal da CIM extraordinária

20 Maio, 2011 - 08:17

257

0

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) vai mesmo avançar com para a constituição de uma empresa intermunicipal para a distribuição de água em baixa e saneamento. O processo já se arrasta desde o ano passado devido às dúvidas e dificuldades subjacentes, no entanto a assembleia intermunicipal agendou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira, em Paredes de Coura, onde todos os deputados e executivo vão analisar e debater os estatutos.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) vai mesmo avançar com para a constituição de uma empresa intermunicipal para a distribuição de água em baixa e saneamento. O processo já se arrasta desde o ano passado devido às dúvidas e dificuldades subjacentes, no entanto a assembleia intermunicipal agendou uma sessão extraordinária para oesta sexta-feira, em Paredes de Coura, onde todos os deputados e executivo vão analisar e debater os estatutos.
O presidente da CIM explica que a medida é para implementar, depois do consenso alcançado entre os dez municípios alto-minhotos, mas ainda é preciso limar algumas arestas. Neste momento, os autarcas e um grupo de técnicos estão a proceder à elaboração do estudo económico, e contam com a experiência do Professor Afonso Martins. Rui Solheiro garante que a ideia é uniformizar os tarifários e o modo de funcionamento de distribuição da água e saneamento básico na região.

Até ao final deste ano, a CIM prevê que a empresa intermunicipal para distribuição em baixa esteja criada, e pronta a funcionar. Quanto à rede em alta continua, para já, entregue à gestão da Águas do Noroeste, contudo o processo pode também ser reavaliado, em tempo oportuno.
A reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM está marcada para as 17h00, em Paredes de Coura, numa filosofia de descentralização destes encontros da CIM.
Para além dos autarcas do Alto Minho e dos deputados, esta sessão de trabalho contará com a presença do Professor Afonso Martins, ex-secretário de Estado o sector, ex-presidente da Águas de Portugal, e actual gestor pelas águas do Porto e Vila Nova de Gaia para responder a todas as questões levantadas.

Últimas