PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Conselho de Ministros deverá aprovar hoje decreto

13 Outubro, 2011 - 08:30

209

0

O Governo deverá aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que tutela o avanço da introdução de portagens em todas as SCUT do país até ao final do mês. Até ao momento, paira no ar dúvidas quanto à colocação de portagens no Alto Minho. O cenário não está, para já, clarificado.

O Governo deverá aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que tutela o avanço da introdução de portagens em todas as SCUT do país até ao final do mês. Até ao momento, paira no ar dúvidas quanto à colocação de portagens no Alto Minho, nomeadamente a norte da A28, entre Viana do Castelo e Caminha, e na A27 entre Ponte de Lima e Viana do Castelo, dado que ainda não foram colocados os respectivos pórticos de pagamento. Ainda assim, os utentes da A28 já reagiram a esta decisão, pouco ou nada surpresos com uma intenção já vem do anterior Governo. À Rádio Vale do Minho, o porta-voz do "Movimento Naturalmente Não às Portagens na A28" admite estar à espera daquela que classifica como a "machadada final" na região.
Jorge Passos admite que o campo de acção e luta é "limitada" e deixa o alerta para o fim das isenções previsto para 2012.
Pouco surpreeendido mostrou-se também o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo. Luís Ceia admite que o país precisa de contenção devido à crise económica que atravessa, mas refere que o modo de gerar receitas deverá ser feito através da "redução da despesa" e não através da aplicação de taxas. O responsável realça que esta medida é "altamente penalizadora" para todos mas, sobretudo, para os empresários.
Luís Ceia garante que os mais afectados são aqueles que fazem o "uso diário" daquela via, nomeadamente os empresários e recursos humanos e dá como exemplo as dificuldades sentidas no parque industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Situação que, com mais portagens, poderá também afectar parques empresariais de Lanheses e dos concelhos vizinhos, Ponte de Lima e Caminha.
As reacções aconteçem numa altura em que o Executivo de Pedro Passos Coelho anunciou que vai avançar com a introdução de portagens em todas as SCUT até ao final do mês. O decreto-lei que regula essa intenção deverá ser aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros. Em causa, estão as SCUT do Algarve, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Interior Norte. No Alto Minho, o cenário não está, para já, clarificado.

Últimas