PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Congresso/PS: António Costa fez visita surpresa a Monção / Militantes falam em ‘momento histórico’

19 Março, 2016 - 16:30

140

0

Mesmo não estando em visita oficial, o ‘berço do Alvarinho’ já não tinha memória de receber um chefe de Governo.

Foi a surpresa do dia. O Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS esteve este sábado em Monção. António Costa entrou ao princípio da tarde no Cine Teatro João Verde e acompanhou o resto dos congressistas para nova jornada de trabalhos no XVII Congresso da Federação do partido. Os militantes monçanenses enalteceram desde logo “um momento histórico”, pois não havia memória de um chefe de Governo ter estado em Monção pelo menos nas duas últimas décadas.
Sorridente e cumprimentador, António Costa distribuiu beijos e abraços na caminhada até ao auditório. Não estava em visita oficial, é certo. Mas o momento político depressa começou a ganhar contornos para a posteridade. A Rádio Vale do Minho ‘puxou conversa’ com o Primeiro-Ministro. Sem perder o sorriso, António Costa depressa nos reconheceu de outras paragens mais festivaleiras para os lados de Paredes de Coura. “Vim só dar um abraço”, disse-nos o líder socialista enquanto era constantemente saudado pelos congressistas.
“Fiz muita questão que, estando o PS no Governo, o partido não deixasse de estar também em cada concelho, em cada distrito, em cada secção. O PS não pode fechar as portas quando vai para o Governo”, sublinhou António Costa nas palavras dirigidas aos militantes. Ato contínuo, um estrondoso aplauso no Cine Teatro João Verde. “Temos de ter um partido permanentemente mobilizado. Para isso, é fundamental que os órgãos do partido funcionem”, acrescentou.
O Primeiro-Ministro justificou de seguida a sua aparição-surpresa em Monção. “Estava de passagem. E, estando de passagem, quis vir cá dar um grande abraço ao Miguel Alves de quem sou muito amigo e com quem tive o gosto no passado de trabalhar”, recordou.
A fechar, o líder do PS deixou um apelo aos militantes e simpatizantes socialistas do Alto Minho. “Que haja uma grande mobilização do partido no dia-a-dia. A nós, que estamos no Governo, compete-nos fazer o melhor que sabemos para servir o partido. Quem está nas Câmaras e nas Juntas deve fazer o melhor possível para servir o partido. Isto para que, nas próximas eleições Autárquicas – que são o próximo grande desafio que o partido tem – o PS tenha de novo, aqui no distrito de Viana do Castelo um grande resultado”. “É isso que dará força ao partido e é com a força dada ao partido que nós podemos governar melhor Portugal”, concluiu o Secretário-Geral socialista. Após mais um aplauso apoteótico, António Costa deixou o Cine Teatro João Verde para seguir viagem.
O XVII Congresso da Federação Distrital do PS Alto Minho decorre durante este sábado no Cine Teatro João Verde, em Monção. Da ordem de trabalhos fazem parte questões como a eleição dos novos órgãos do Partido Socialista no distrito: Comissão Política da Federação, Comissão Federativa de Jurisdição e Comissão de Fiscalização Económica e Financeira, além do debate das moções de orientação estratégica e de outras propostas para os próximos dois anos. A sessão de encerramento, marcada para o final da tarde, será presidida pela Secretária Geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Últimas