PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Conferência Internacional de Arquitetura Vernácula reúne mais de 200 participantes de 50 países

7 Outubro, 2013 - 11:46

144

0

Gilberto Duarte, da ESG, explica que é a primeira vez que esta conferência decorre em Portugal, e destaca que o número de pessoas interessadas em participar superou todas as expectativas.

A Arquitetura Vernácula é o tema principal da Conferência Internacional que decorre, entre 16 a 19 deste mês de Outubro, no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira.

Mais de 200 participantes, de 50 países, vão marca presença nesta iniciativa, cuja organização cabe à Escola Superior Gallaecia (ESG) e ao Comité Científico Internacional de Arquitectura Vernácula.

Gilberto Duarte, da ESG, explica que é a primeira vez que esta conferência decorre em Portugal, e destaca que o número de pessoas interessadas em participar superou todas as expectativas.

A referência do evento cativou candidatos a oradores oriundos de 55 países, sendo a maioria de Portugal, Turquia, Espanha, Brasil, Itália, Irão, Índia, Arábia Saudita, Argentina, Polónia e Roménia.

A organização explica esta adesão com o facto de o evento ter a parceria de uma publicação científica internacional de referência e que vai publicar as comunicações seleccionadas.

A arquitetura vernácula recorre aos materiais nativos da região onde a infraestrutura vai ser edificada, sendo por isso de caráter sustentável e estando cada vez mais em debate.

Segundo Gilberto Duarte, esta conferência destina-se a público diversificado, mas relacionada cientificamente ao tema, nomeadamente grupos de especialistas, pessoas ligadas à UNESCO, técnicos locais, e comunidade escolar.

Haverá seis temas em análise: Materiais e técnicas construtivas; Património cultural e cultura construtiva; Adaptação ao território e ao ambiente; Eficiência energética e projeto sustentável; Riscos naturais e sua mitigação e Ensino e novas perspetivas de investigação.

Últimas