PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Concurso Internacional de Alvarinho regressa no final do mês para alavancar sub-região “sem medos”

5 Junho, 2013 - 11:01

192

0

Em declarações à RVM, o vice-presidente da Câmara Municipal explica que, reconhecido o prestígio nacional do Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, o objetivo passa agora por dar um salto na promoção da casta além-fronteiras.

O concelho de Melgaço volta a acolher, entre 27 e 29 de Junho, o Alvarinho Internacional Wine Challenge.
Trata-se de um concurso inédito de promoção vínica, e que reúne, nesta vila raiana pela segunda vez, as melhores produções da casta.

Sendo um evento que decorre de dois em dois anos, em 2011, cerca de 70 amostras de vinhos do país e do mundo foram avaliadas por um júri constituído por 12 especialistas internacionais, elegendo “o melhor Alvarinho do mundo”.

Em declarações à RVM, o vice-presidente da Câmara Municipal explica que, reconhecido o prestígio nacional do Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, o objetivo passa agora por dar um salto na promoção da casta além-fronteiras.

Manoel Baptista realça que, depois quase três décadas de concursos anuais do vinho Alvarinho, as preocupações internas estão ultrapassadas, e viram-se agora para o mercado externo.

Manoel Baptista pretende que este evento consolide a sub-região de Monção e Melgaço como “o local de origem” do Alvarinho, dignificando a produção desta casta lá fora. O autarca melgacense reitera que o Alvarinho destes dois concelhos raianos é capaz de fazer frente ao produzido em Espanha, Chile, ou Canadá.
“Sem medo”, garante o vice-presidente do executivo melgacense.

Sendo o Alvarinho uma das imagens de marca do concelho de Melgaço, Manoel Batista realça o trabalho desenvolvido, mas sublinha que “ainda há um caminho a percorrer”, ao nível do aumento da produção e da qualificação dos produtores.

Com organização da Câmara Municipal de Melgaço, o Alvarinho Internacional Wine Challenge conta ainda com a parceria da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes do Conselho regulador das Rias Baixas Denominação de origem, da ViniPortugal, do Instituto do Vinho e da Vinha e do Turismo de Portugal.

Este concurso internacional decorre, pela segunda vez, em Portugal, no concelho de Melgaço, entre 27 e 29 de Junho, onde o Alvarinho é rei.

Além de produtores portugueses, haverá também vinhos oriundos dos quatro cantos do mundo. Do júri fazem parte escansões, chefes de cozinha, e jornalistas e críticos de vinhos nacionais e internacionais.

Últimas