PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

2

Monção

Concertinas de Monção brilharam na RTP (roscas e artesanato também!)

14 Março, 2024 - 11:57

1956

0

No Programa ‘Praça da Alegria’.

Aconteceu esta quinta-feira, no programa Praça da Alegria.

 

Octávio da Ponte, Sameiro da Ponte, Manuel Russo e Tiago Esteves, tocadores de concertina de Monção, atuaram a partir da freguesia de Pias, em Monção, para aquele popular programa da RTP.

 

Cantaram e tocaram o Hino da Foda, com letra de Otávio da Ponte.

 

Um tema alusivo ao emblemático prato do concelho que vai ser celebrado esta sexta-feira, sábado e domingo com a Feira da Foda, naquela freguesia.

 

No entanto, durante o momento, houve ainda tempo para mostrar as afamadas Roscas de Monção, apresentadas pela rosqueira Sónia Machado.

 

Foi ainda mostrado artesanato do concelho que estará também presente no certame, através das artesãs Lúcia Além e Natacha Pereira.

 

 

 

[Fotografia: Screen RTP]

 

 

A próxima edição da Feira da Foda arranca esta sexta-feira numa tenda que, na verdade, são três: para expositores, para refeições e para espetáculos.

 

Já podem ser reservadas refeições para cada um dos dias. Os visitantes têm três kits à escolha: barro, descartável, e para crianças. As reservas podem ser feitas AQUI [clique para abrir]

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Kalhambeke garantidos

O grupo Kalhambeke vai atuar na próxima edição da Feira da Foda de Pias, em Monção. Recorde-se que este é um dos grupos do género que mais multidões atrai por onde quer que passe.

 

O evento vai realizar-se nos próximos dias 15, 16, e 17 de março.

 

Segundo o anúncio feito organização, os Kalhambeke vão tocar na segunda noite do certame, dia 16 de março.

 

Esta terça-feira foi conhecido também o programa do evento na totalidade. Arranca às 18h00 de sexta-feira, dia 15 de março, com a habitual sessão de abertura.

 

Daí em diante vai ser música, festa, gastronomia e tradição num certame que cada vez mais se consolida em Pias. 

 

 

 

[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]

 

 

 

[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]

 

 

 

[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]

 

 

 

A edição 2023 da Feira da Foda, em Monção, “foi a melhor de sempre”. A certeza foi deixada no passado mês de março à Rádio Vale do Minho pelo Presidente da Junta de Freguesia de Pias, entidade organizadora daquele certame.

 

De acordo com os dados registados pelo parque de estacionamento ao longo dos três dias e recorrendo à métrica dos copos e pratos vendidos, passaram pelo certame “cerca de 50 mil visitantes”.

 

Ou seja, o dobro da afluência registada em 2019 – ano em que se tinha realizado a última edição.

 

Quanto às vendas de cordeiro, também foram um recorde.

 

“Vendemos perto de 300 cordeiros”, disse Gaspar Castro à Rádio Vale do Minho com orgulho.

 

O evento, que vai para a 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

[Fotografia capa: Screen RTP]

Últimas