PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Concelho recebe primeira feira extraordinária que pode não ter mais edições

2 Junho, 2012 - 09:43

346

0

Uma medida que está a dividir feirantes e comerciantes, e que depois de alguma contestação por parte da União Empresarial do Vale do Minho, pode não passar de uma experiência.

Depois de aprovada em reunião camarária, o concelho de Valença acolhe, este domingo, a primeira feira extraordinária, no recinto da feira semanal, na Cidade Nova.

Uma medida que está a dividir feirantes e comerciantes, e que depois de alguma contestação por parte da União Empresarial do Vale do Minho, pode não passar de uma experiência.

Sem qualquer encargo financeiro acrescentado, os feirantes aplaudem esta ‘lufada de ar fresco’. Já os comerciantes da Fortaleza, segundo o presidente da Câmara Municipal, têm uma posição mais reticente.

Em causa está o possível desvio de clientes do comércio tradicional da Praça-Forte para este novo espaço. Jorge Mendes diz que a medida vai funcionar como um chamariz para mais turistas que “deambularão pelas duas partes comerciais”.

Jorge Mendes explica que a realização desta nova feira tem um duplo objetivo. Por um lado, pretende servir como complemento à feira semanal e um incentivo à dinamização da feira local e do comércio tradicional de Valença. Por outro, pela sua dimensão e tradição, atrair um maior número de público, quer nacional, quer espanhóis, incentivando e promovendo as trocas comerciais.

Já Joaquim Covas tem a certeza que esta é uma medida penalizadora para os comerciantes. E depois de reunir com o executivo valenciano ficou acordado que, após esta primeira feira, as partes envolvidas vão sentar-se à mesma mesa para avaliar o impacto causado, podendo mesmo ser ponderado o seu cancelamento.

Decorre este domingo a primeira feira extraordinária de Valença que pode, no entanto, não passar da primeira edição.

Após manifestado descontentamento dos comerciantes, a câmara liderada por Jorge Mendes compromete-se a efetuar uma avaliação, em conjunto com a UEVM, e decidir se a medida é ou não para continuar.

Recorde-se que a feira semanal de Valença, às quartas-feiras, é uma das maiores de Portugal, com mais de 350 tendas que apresentam as novidades do vestuário, dos têxteis lar, do calçado, das bijuterias, assim como  o artesanato local e regional e as frutas da época.

Referência para toda a Espanha e Portugal, este mercado nasceu a 03 de Maio de 1282, e já percorreu vários locais desde a Fortaleza até ao atual espaço, na Cidade Nova.
Valença oferece uma oferta rica e diversificada de feiras e mercados.

Às quartas-feiras e aos sábados, o Mercado das Lavradeiras, no Mercado Municipal com dezenas de lavradeiras que apresentam os seus produtos. No 2º Domingo do mês decorre, ainda, a Feira Mensal de Cerdal, no Terreiro de São Bento e anualmente a Feira dos Santos o grande cartaz do calendário do Noroeste Peninsular, em 1 e  2 de Novembro,  ponto de encontro de mais de 700 feirantes.

Agora passa a ter mais um mercado, no primeiro domingo de cada mês, até decisão em contrário.

Últimas