PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Concelho integra comemorações nacionais do centenário da morte de Aquilino Ribeiro

18 Março, 2013 - 09:35

212

0

A Associação Portuguesa de Escritores, a quem cabe a organização deste evento, programou para Coura uma visita guiada a Romarigães, a 21 de Abril, que inclui um almoço aquiliano com alguns dos pratos preferidos do escritor.

O cinquentenário da morte de Aquilino Ribeiro está a ser assinalado com sete momentos de evocação nacional, um dos quais em Paredes de Coura, território que inspirou Aquilino naquele que é, para muitos, o maior romance da literatura portuguesa “A Casa Grande de Romarigães”.

A Associação Portuguesa de Escritores, a quem cabe a organização deste evento, programou para Coura uma visita guiada a Romarigães, a 21 de Abril, que inclui um almoço aquiliano com alguns dos pratos preferidos do escritor.

Luís Machado, coordenador deste programa, explica que é um passeio que vai permitir um recuo no tempo e locais, conhecendo um pouco da vivência de Aquilino Ribeiro, nomeadamente levando para a mesa as citações constantes à gastronomia.

Esta atividade por Paredes de Coura vai contar com a presença do escritor Mário Cláudio.

Luís Machado lembra a importância de Aquilino Ribeiro para a Sociedade Portuguesa de Escritores, tendo sido o sócio número 1, e para o desenvolvimento literário no país.

Debates, mesas redondas, passeios, almoços, entre outras, são algumas das sugestões de um programa completo e ambicioso que a Associação Portuguesa de Escritores organizou para não esquecer Aquilino Ribeiro.

As comemorações do cinquentenário da morte do escritor já tiveram o seu primeiro momento, em Fevereiro, no Panteão Nacional onde, desde 2007, repousam os seus restos mortais.

Para o dia 19 deste mês, revisita-se na biblioteca da Assembleia da República o tempo da clandestinidade e exílio. A 20 de Abril, tem lugar uma visita guiada às Terras do Demo, onde Aquilino Ribeiro nasceu. Um dia depois, um passeio pelas terras de Coura.

Em Maio, mês do seu desaparecimento, a evocação dá um salto a Paris, onde no dia 22, serão recordados os tempos de exílio do escritor. Dois dias depois, num restaurante favorito de Aquilino, revisitam-se os locais do escritor em Paris.

Para finalizar, a 27 de Maio, dia em que se completam 50 anos sobre a sua morte, promove-se uma conferência, em Lisboa, sob o tema “De garfo e faca com Aquilino”, em que se servirá um jantar cuja ementa será inspirada na obra do escritor, particularmente em “A Casa Grande de Romarigães”, não podendo faltar as trutas do rio Coura.

Últimas