PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Concelhia PS admite expulsar militantes que apoiaram candidatura independente à Câmara Municipal

9 Outubro, 2013 - 09:54

120

0

João Araújo diz estar com a consciência tranquila, depois de uma campanha baseada na “seriedade e proximidade”. Contudo, e com as concelhias a irem a votos até ao final do ano, João Araújo assegura que não vai recandidatar-se ao cargo, assumindo a derrota “a nível político e pessoal”, colocando assim o lugar à disposição.

Com reunião agendada para o final do mês, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Vila Nova de Cerveira admite a possibilidade de se avançar para a expulsão dos militantes que concorreram às autárquicas contra as listas do partido.

Recorde-se que neste ato eleitoral de 29 de Setembro, o PS liderado por João Araújo perdeu a autarquia cerveirense, há 24 anos nas mãos dos socialistas, para os independentes ‘Pensar Cerveira’, com Fernando Nogueira, ex-número 2 de José Manuel Carpinteira durante 15 anos a ser eleito novo presidente de câmara.

Á RVM, João Araújo diz que os estatutos do partido, mais concretamente o 14º artigo, vão ser apresentados aos membros daquele órgão, a quem caberá decidir.

Este encontro da comissão política servirá ainda para analisar a derrota do PS em Vila Nova de Cerveira.

João Araújo diz estar com a consciência tranquila, depois de uma campanha baseada na “seriedade e proximidade”.

Contudo, e com as concelhias a irem a votos até ao final do ano, João Araújo assegura que não vai recandidatar-se ao cargo, assumindo a derrota “a nível político e pessoal”, colocando assim o lugar à disposição.

Já Fernando Nogueira diz “nada ter a ver com esta decisão”, até porque, recorda, pediu a desfiliação do PS, no momento em que aceitou liderar a candidatura independente à Câmara.

Não sendo um dos visados desta possível expulsão, assim como o cabeça-de-lista daquele movimento à Assembleia Municipal, Vítor Nélson, que ainda é o presidente daquele órgão, em exercício, eleito pelo PS, Fernando Nogueira considera, “em termos pessoais”, não ser a melhor posição dos socialistas.

O novo presidente do executivo cerveirense que será empossado dia 19 deste mês, não tem dúvidas de que no futuro o partido poderá vir a sofrer querelas. E acrescenta: “Há duas vias, a do radicalismo e retaliação, ou a da conciliação e reconquistar as pessoas que se afastaram em termos de apoio, mas não de militância”.

A divisão entre os socialistas remonta a Dezembro de 2012, quando as ‘diretas’ no seio do partido ditaram luz verde para a candidatura de João Araújo à Câmara Municipal, e não Fernando Nogueira.

Depois disto, Fernando Nogueira decidiu avançar como independente, considerando a existência de ilegalidades naquele ato eleitoral.

Na ida às urnas de 29 de Setembro, o ‘Pensar Cerveira’ conquistou a Câmara e Assembleia Municipais.

Últimas