PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Conceição Soares: “Está completamente descontrolado” – Incêndio já se estende por sete freguesias

15 Outubro, 2017 - 17:00

249

0

“Completamente descontrolado”. Foi assim que Conceição Soares, Vice-presidente da Câmara de Monção, descreveu à Rádio Vale do Minho o cenário vivido às 17h40. São cerca de duas centenas de homens […]

“Completamente descontrolado”. Foi assim que Conceição Soares, Vice-presidente da Câmara de Monção, descreveu à Rádio Vale do Minho o cenário vivido às 17h40. São cerca de duas centenas de homens e mais de meia centena de viaturas e três meios aéreos a combater um imenso fogo que já se estende pelas freguesias de Merufe, Longos Vales, Lordelo, Troviscoso, Bela, Barbeita e Parada. À Rádio Vale do Minho, Conceição Soares confirmou que já há casas ardidas. Para já, registam-se alguns feridos ligeiros entre os bombeiros que estão no combate às chamas.

Este incêndio, recorde-se, deflagrou às 20h21 destes sábado em Merufe.

 

Situação controlada em Valença

 

O incêndio que deflagrou ao princípio da tarde desde domingo em Valença já se encontra controlado. A informação foi avançada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara que tem acompanhado tudo o que se passa no teatro das operações. As chamas, recorde-se, deflagraram por volta das 13h20, na freguesia de Ganfei e “chegaram a tomar proporções alarmantes”, disse o edil valenciano.

“Vivemos aqui horas muito difíceis. Estivemos durante muito tempo a combater o fogo só com bombeiros de Valença e Sapadores Municipais. Só por volta das 15h30 é que chegaram ajudas vindas de Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora”, contou Jorge Mendes à Rádio Vale do Minho.

O fogo começou a lavrar no Monte do Faro e as chamas tomaram pouco depois a direção da freguesia de Sanfins. Viveram-se momentos de aflição junto de várias habitações  e “o pior só foi possível evitar-se com os nossos bombeiros voluntários, sapadores municipais e populares que foram inexcedíveis. Em Verdoejo, o fogo chegou a estar a pouco mais de 100 metros de algumas casas”.

No combate estiveram mais de duas dezenas de homem debaixo de temperaturas a rondar os 35ºC e ventos a rondar os 80 Km/h.

 

[Fotografia: Print Screen Alto Minho Tv]

Últimas