PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Como eram Monção, Melgaço e Valença há 40 anos? Veja estas incríveis diferenças

6 Abril, 2023 - 15:28

2172

0

Imagens de satélite.

É a mais recente novidade do Google Earth, o já conhecido programa em que é possível observar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas.

 

Chama-se Timelapse, onde o utilizador pode observar a evolução de qualquer ponto do planeta desde 1984 até à atualidade.

 

A Rádio Vale do Minho testou esta nova aplicação com três concelhos do Vale do Minho.

 

Em Monção, por exemplo, é impressionante a evolução em quase quatro décadas. Na imagem de satélite obtida em 1984, embora com menos qualidade, é possível constatar que a Ponte Internacional ainda não existia. 

 

Era uma vila rodeada por vários campos agrícolas.

 

Volvidas quatro décadas, o crescimento é notório. Mais habitações e a rede rodoviária cresceu significativamente,

 

 

 

Monção em 1984 e Monção em 2022
[Fonte: Google Earth Timelapse]

 

 

 

Em Valença o cenário é semelhante. Em 1984 ainda não existia a chamada Ponte Nova. Só seria inaugurada em 1993. Existia apenas a Ponte Centenária, inaugurada em 1886.

 

Ainda uma vila, Valença mostrava-se muito mais direcionada ao setor primário do que hoje. Volvidos 40 anos, tornou-se cidade e a área urbanizada e industrializada cresceu fortemente. A nova ponte já lá está, assim como uma maior rede rodoviária.

 

 

 

Valença em 1984 e Valença em 2022
[Fonte: Google Earth Timelapse]

 

 

 

No que diz respeito a Melgaço, a situação é idêntica aos dois concelhos anteriores. Um concelho onde, no princípio da década de 80, a agricultura tinha grande influência. 

 

Entretanto foi crescendo. A construção de habitações e parques industriais foi ganhando terreno aos vastos campos agrícolas.

 

Nas imagens de satélite, nota-se também o surgimento do Centro de Estágios que catapultou o concelho na área desportiva.

 

 

 

Melgaço em 1984 e Melgaço em 2022
[Fonte: Google Earth Timelapse]

 

 

 

O Google Earth pode ser acedido online num qualquer computador ou então, pode também fazer o download para telemóvel, seja Android ou iphone.

 

 

 

[Fotografias: Google Earth Timelapse]

Tópicos:

#Espaço

Últimas