O gasóleo deverá ficar sete cêntimos mais barato e a gasolina cinco cêntimos na próxima semana. São as estimativas do Governo que, segundo o ECO Sapo, optou, uma vez mais, não mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
“O Governo decidiu hoje manter inalterada o desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina, apesar da descida prevista do preço dos combustíveis”, lê-se no comunicado das Finanças.
Assim, à semelhança do que aconteceu na semana passada, o Governo optou por não mexer no ISP, sem aplicar assim a fórmula que ajusta o ISP à receita do IVA.
A equação nasceu com o objetivo de ajudar a mitigar o impacto da subida do preço dos combustíveis, reduzindo o valor do ISP no montante correspondente ao aumento da receita do IVA, o imposto que é influenciado pelo aumento dos preços. A ideia era criar um mecanismo neutro do ponto de vista fiscal.
Previsões iniciais apontavam para meio cêntimo por litro
Recorde-se que durante a manhã desta sexta-feira, as primeiras previsões avançadas pela SIC apontavam para uma descida de apenas meio cêntimo por litro tanto na gasolina como para o gasóleo.
De acordo com dados divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio da gasolina e do gasóleo está quase nos dois euros por litro.
Comentários: 0
0
0