PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Combustíveis: Caminha reforça apoio nos transportes escolares

8 Setembro, 2022 - 11:27

284

0

Novo ano letivo.

Caminha está a fazer os últimos preparativos para o arranque do novo ano letivo. Esta quinta-feira chega o mobiliário para o novo complexo que abrirá portas em Vila Praia de Âncora, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado, que integra a sede da Academia de Música Fernandes Fão.

 

Na reunião do Executivo Municipal realizada esta quarta-feira, refere a autarquia, “houve oportunidade de fazer um balanço do verão, porque há serviços educativos nas escolas que funcionam, apesar do normal tempo de férias”.

 

A Vereadora da Educação, Liliana Ribeiro informou também que “a preparação do novo ano letivo está a acontecer dentro da normalidade, com tudo pronto para um regresso à escola nas melhores condições e com boas notícias. Há uma escola nova e há um aumento do número de crianças no pré-escolar e primeiro ciclo”.

 

Durante o mês de agosto deu-se início também a reuniões preparatórias com as Juntas de Freguesia e associações, para coordenar planos de transporte e refeições, atividades de animação e apoio à família.

 

Liliana Ribeiro informou que, à data de 31 de agosto, o número de crianças inscritas para o pré-escolar e primeiro ciclo já ultrapassava as sete centenas, mas prevê-se que os pedidos ainda cresçam, porque há novas famílias a fixar-se no concelho, incluindo algumas estrangeiras.

 

 

Município apoia nos combustíveis

Entretanto, tendo em conta as oscilações de preços nos combustíveis, a Câmara decidiu reforçar o apoio às Juntas de Freguesia e associações, enquanto parceiras nos transportes escolares, aumentando o valor de referência por quilómetro de 36 para 40 cêntimos.

 

O investimento nestes transportes, só no que se refere a estes parceiros, passa já dos 110 mil euros para os 137 mil euros no próximo ano letivo, mas ainda vai subir, pois está a ser ultimado o caso das Argas, o que deverá elevar o valor.

Liliana Ribeiro informou também os projetos educativos vão manter-se e haverá mesmo novidades. Elencou o Nautismo, Daltonismo (que vai ser alargado), Música do Alto Minho, Eco Escolas, Escola Azul, Praia Limpa Praia Saudável e Teatro nas Escolas.

 

Em relação à ordem do dia, na área da Educação, na reunião do Executivo foram aprovados vários contratos administrativos entre o Município e diversos organismos, para operacionalização dos transportes escolares, designadamente Junta de Freguesia de Âncora, Junta de Freguesia de Dem, Junta de Freguesia de Gondar e Orbacém, Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo, Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Junta de Freguesia de Venade e Azevedo e Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.

 

Foi igualmente aprovado o contrato interadministrativo entre o Município de Caminha e a União de Freguesias de Moledo e Cristelo para organização e dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), assim como com e o Centro Social e Paroquial de Âncora.

 

Na área da educação também, foi aprovado um protocolo entre Câmara Municipal de Caminha e o Centro Social e Paroquial de Moledo para fornecimento de refeições escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e a proposta para delegação de competências previstas no Decreto-Lei 21/2019, de 30 de janeiro, à diretora do Agrupamento de Escolas de Caminha para atividades de enriquecimento curricular.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Caminha]

Últimas