PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Comboio Celta: Jorge Fão defende entrada e saída de passageiros em Viana

20 Maio, 2014 - 07:27

487

0

Deputado socialista na Assembleia da República considera ainda que ligação ferroviária entre Porto e Vigo deveria ter ainda paragem em Valença.

Jorge Fão, deputado socialista na Assembleia da República, aponta a modernização da linha do Minho como solução para a sustentabilidade do combóio que liga o Porto a Vigo. De acordo com números avançados pelo jornal Público, entre Julho de 2013 e Março deste ano o comboio Celta, que assegura a ligação directa entre Porto e Vigo duas vezes por dia, transportou cerca de 28 mil passageiros. A média é de apenas 26 passageiros por cada viagem. O prejuízo já é mais de 1 milhão de euros. O comboio faz paragem em Viana, mas não saem nem entram passageiros.
“Um dos aspectos que afecta mais a sustensabilidade deste serviço é uma incompreensível não decisão de paragem em Viana do Castelo. A ligação, da forma como está e com percurso praticamente directo entre Porto e Vigo, não favorece a ligação deste serviço. Os resultados são naturalmente deficitários”, lamentou Jorge Fão à Vale do Minho. “Aquilo que a região do Alto Minho aguarda é a modernização da linha do Minho com electrificação e melhoria do material circulante. Estamos convencidos de que esses factores serão elementos fundamentais para a sustentabilidade deste serviço”, sublinhou o deputado.
Por cada viagem, o prejuízo ronda os 1140 euros. Jorge Fão acredita que um maior número de paragens poderá evitar que as contas deste comboio descarrilem ainda mais. “Poderá equacionar-se também no futuro uma paragem em Valença. Seria fundamental para servir o território e sobretudo para dar uma boa utilização a este serviço”, rematou.

Últimas