PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Com esta obra Cerveira vai poupar 87 mil metros cúbicos de água por ano

13 Setembro, 2023 - 10:42

625

0

“A região terá um fornecimento de água mais eficaz e sustentável, contribuído para o crescimento económico local”.

A empreitada de remodelação da conduta de abastecimento de água da EN13, inserida no âmbito das Candidaturas Aprovadas do Aviso POSEUR-12-2018-18 | Eficiência Hídrica no Município de Vila Nova de Cerveira, com um investimento de 2,4 milhões de euros e uma duração prevista de 300 dias, teve o seu início em janeiro de 2023 “e será concluída dentro do prazo”, anunciou a empresa Águas do Alto Minho (AdAM).

 

O projeto, que consiste na remodelação de 17 km de rede de abastecimento de água e respetivos ramais domiciliários, é complementado pelo investimento na criação de zonas de monitorização e controlo, envolvendo a instalação de caudalímetros e válvulas de controlo de pressão.

 

“Estas melhorias irão beneficiar as freguesias de Gondarém, Loivo, Vila Nova de Cerveira, Lovelhe, Reboreda, Campos e Vila Meã, todas situadas no concelho de Vila Nova de Cerveira”, explica a empresa.

 

“Ao promover a eficiência do sistema de abastecimento, prevê-se uma redução significativa das perdas de água, estimando-se uma poupança de cerca de 87 mil metros cúbicos de água por ano. Esta remodelação não só contribuirá para uma notável redução de perdas de água, como irá tornar o sistema mais resiliente, evitando roturas e interrupções de abastecimento e melhoria da qualidade da água e dos serviços prestados à comunidade”, prossegue.

 

“Como resultado, a região terá um fornecimento de água mais eficaz e sustentável, contribuído para o crescimento económico local, tornando o município ainda mais atrativo para potenciais investidores, reforçando o bem-estar geral da população”.

 

A conduta está instalada na totalidade da sua extensão e em funcionamento desde o início do mês de agosto.  A pavimentação encontra-se executada desde o nó da A28 até ao centro da Vila das Artes, decorrendo à data os trabalhos de pavimentação nas freguesias de Reboreda e Campos.

 

A Águas do Alto Minho, em cooperação com o Município de Vila Nova de Cerveira, suspendeu os trabalhos na plataforma rodoviária da EN13 durante o mês de agosto, por forma a contribuir para um impacto positivo no fluxo trânsito.

 

“As obras de beneficiação na conduta de abastecimento de água da EN13 representam um compromisso sério com o bem-estar da população de Vila Nova de Cerveira, garantindo um futuro sustentável dos recursos naturais da região e contribuindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população da região do Alto Minho”, conclui.

 

 

 

[Fotografia: AdAM]

Últimas