PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Colégio de Campos adopta Forte de Lovelhe sensibilizando para a preservação do património

22 Abril, 2013 - 11:28

177

0

O diretor do Colégio de Campos explica que estão a ser equacionadas várias ações que envolvam os alunos, numa primeira fase, e depois os cerveirenses, na defesa, promoção e proteção do Forte de Lovelhe.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de Abril, o Colégio de Campos adoptou o Forte de Lovelhe, um monumento do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Numa política de preservação do património local, este estabelecimento de ensino compromete-se a sensibilizar a comunidade escolar e local para a necessidade de defender e valorizar este monumento datado do século XVII, compromisso esse que passará a estar inscrito no Projeto Educativo do Colégio.

O diretor do Colégio de Campos explica que estão a ser equacionadas várias ações que envolvam os alunos, numa primeira fase, e depois os cerveirenses, na defesa, promoção e proteção do Forte de Lovelhe.

Armando Borlido confirma que a escolha deve-se ao facto de o forte ser emblemático, mas também por estar “um pouco descurada a sua preservação”.

O Forte de Lovelhe, também designado de Forte de S. Francisco, data do século XVII e situa-se na freguesia de Lovelhe, do concelho de Vila Nova de Cerveira. Desde 1979 que é considerado imóvel de interesse público.

A primeira ação do Colégio de Campos decorreu precisamente na manhã do passado dia 18 com uma visita dos alunos da Turma do 10º A do Curso Sócio-Económicas ao Forte do Lovelhe.
A visita foi orientada pela Dr.ª Paula Ramalho, arqueológa do Município de Vila Nova de Cerveira, e permitiu aos estudantes conhecer “in loco” o monumento e a sua história.

O Dia internacional dos Monumentos e Sítios foi ainda assinalado no Colégio de Campos com a inauguração da exposição “Património Militar de Vila Nova de Cerveira” e que estará patente ao público até ao dia 04 de Maio.

Criada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, esta exposição inclui maquetas, fotografias e plantas dos principais monumentos de caracter militar existente no território do concelho.

O Colégio de Campos tem 312 alunos, do 5º ao 12º ano, distribuídos por 18 turmas.

Últimas