PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Clima: Celia, Fabio, Isabel, Lucas… eis alguns nomes das próximas tempestades – Conheça TODOS

20 Outubro, 2021 - 22:38

876

0

É atribuído um nome a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho.

Aurore, Blas, Celia, Diego, Evelyn, Fabio, Georgia, Hans, Isabel, Jean-Louis, Konstantina, Lucas, Marjane, Nikolai, Odalys, Paris, Rada, Stefano, Taimi, Vladimir e Wallis. São estes os nomes das tempestades que vão afetar a Europa na época 2021/2022, que começou no início deste mês, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) numa nota publicada no seu site.

 

O organismo explica queé atribuído um nome a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos, ou que tenha um impacto no território que mereça especial atenção de vigilância meteorológica”.

 

O primeiro país que emite esse aviso dá o nome à depressão/tempestade e informa os restantes países, que deverão manter o nome.

 

 

Eis a listagem completa
[Fonte: IPMA]

 

 

Aurore já está aí e pode influenciar zona marítima de Portugal

A depressão Aurore, que está centrada a noroeste de França, poderá ter impacto na zona marítima portuguesa, incluíndo a costa, provocando ondas que podem ir até aos 5,5 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo jornal O Minho.

 

O IPMA explica que esta depressão apenas terá impacto na agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental a partir de dia 21, com ondas a atingir 3 a 3,5 metros de altura significativa, e na parte norte das zonas marítimas de responsabilidade nacional, onde a altura significativa poderá atingir 5 a 5,5 metros.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas