PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Classificação da Fortaleza à UNESCO fará disparar turismo. Jorge Mendes aguarda integração na lista nacional

19 Junho, 2013 - 09:34

184

0

Ainda aguardar que a candidatura da Fortaleza de Valença a património mundial da Unesco passe a integrar, até ao Verão, a lista nacional de propostas a submeter pelo Governo português àquele organismo, o presidente da Câmara Municipal já antecipa as vantagens de todo este processo ao nível turístico.

Ainda aguardar que a candidatura da Fortaleza de Valença a património mundial da UNESCO passe a integrar, até ao Verão, a lista nacional de propostas a submeter pelo Governo português àquele organismo, o presidente da Câmara Municipal já antecipa as vantagens de todo este processo ao nível turístico.

Jorge Mendes não tem dúvidas de que o alcance deste título funcionará como alavanca no turismo a um concelho que até aqui é ‘dominada’ por visitantes espanhóis, e que passará a acolher turistas de todo o mundo.

O autarca local fundamenta esta sua convicção com o facto de o concelho já estar a ser promovido com o slogan “Valença candidata a Património da Humanidade”.

Esta candidatura resulta de uma proposta apresentada em Setembro de 2011 ao Governo português pelo atual executivo daquela autarquia.

A proposta foi atualizada, a pedido da comissão mista que integra elementos dos ministérios do Ambiente e Negócios Estrangeiros, da secretária de Estado da Cultura e da Unesco, em Julho de 2012, passando então a ser “mais detalhada”.
Apesar de apresentada pela Câmara, terá de ser o Governo português a levar a candidatura da fortaleza de Valença até à Unesco. Essa classificação, garante o autarca, seria o “concretizar de um sonho com 20 anos”, feito de “avanços e recuos”.

Recorde-se que esta candidatura da Fortaleza de Valença a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos e chegou a ser anunciada no âmbito de um projeto em conjunto com o centro histórico de Tui, na Galiza, e mais tarde enquadrada com outras estruturas do género em Portugal.

No entanto, face ao atraso que se verificaram nestes processos, a autarquia decidiu em 2011 avançar sozinha com o processo de candidatura, até porque aquele monumento “está bastante estudado”, o que “facilitou a tarefa” do município.

Classificada como Monumento Nacional, a Fortaleza de Valença assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército.

Segundo números revelados pela autarquia, a Fortaleza de Valença é visitada nos meses de verão por uma média diária de dez mil pessoas.

Últimas