PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Cinema: Encontros de Viana revelam filmes inéditos sobre cidade com mais de 50 anos musicados ao vivo

3 Maio, 2012 - 08:21

145

0

A edição de 2012 dos Encontros de Viana, de cinema, arrancam terça-feira com a projeção inédita de quatro filmes sobre a vida da cidade há várias décadas, musicados ao vivo por uma orquestra.

A edição de 2012 dos Encontros de Viana, de cinema, arrancam terça-feira com a projeção inédita de quatro filmes sobre a vida da cidade há várias décadas, musicados ao vivo por uma orquestra.

A novidade foi revelada, durante a apresentação do cartaz do festival de cinema que se realiza em Viana do Castelo há 12 anos e que até 13 de maio apresentará, em três espaços diferentes da cidade, cerca de 50 filmes, com duração entre quatro e 130 minutos.

Os Encontros de Viana começam precisamente a 08 de maio com a projeção, no Teatro Municipal Sá de Miranda, da rubrica “Abrir a memória”, recuperando quatro filmes sobre Viana do Castelo na posse do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (Cinemateca Portuguesa).

“Foi um intenso trabalho de recolha e investigação. Estamos a falar da primeira vez em que este tipo de filmes é cedido para projeção na íntegra”, explicou Rui Ramos, da AO Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, organizadora do evento.

A sessão contará com a projeção de um filme de 21 minutos, datado de 1961, dedicada ao traje do Alto Minho, outro sobre “O Milho”, com 35 minutos de duração e realizado em 1956.

Este “cartaz” integra ainda a projeção de um filme de doze minutos sobre a cidade de Viana do Castelo em 1945 e outro intitulado “Saudades de Portugal”, de 1929, com 16 minutos.

“Alguns filmes têm banda sonora, outros tinham mas perdeu-se. Para não termos filmes totalmente mudos decidimos desafiar a Escola Profissional de Musica de Viana do Castelo, que aceitou produzir uma banda sonora para estas quatro projeções”, explicou ainda Rui Ramos.

Desta forma, os quatro filmes serão projetados com o devido acompanhamento ao vivo pela orquestra daquela escola, sob direção do maestro Javier Viceiro.

“São cenas da vida do quotidiano, que nos remetem para aspetos importantes da cidade, na altura. Quase todos remetem para as festas da Agonia, como acontece com grande parte das imagens em movimento de Viana do Castelo das décadas 20, 30 ou 40”, sublinhou.

Entre os 50 filmes a exibir de 08 a 13 de maio pelos Encontros de Viana, dez integram o ciclo “Primeiro Olhar”, o único que será premiado nesta edição dos Encontros de Viana e ao qual concorreram mais de 70 películas de estudantes de Portugal e da Galiza.

O festival vai apresentar em antestreia nacional o filme “Michael”, de Marcus Schleinzer e integra ainda, entre outras atividades, a secção “Filmes Falados”, um espaço de diálogo sobre temas da atualidade orientado para as escolas, após a projeção de uma película.

Além da projeção de filmes e documentários, os Encontros de Viana de 2012 vão ainda promover exposições, concertos e workshops sobre cinema.

Também decorrerá na cidade uma conferência internacional dedicada ao “Cinema e Escolas”.

A edição deste ano faz-se com um apoio da Câmara de Viana do Castelo de 30 mil euros, refletindo um corte de vinte mil euros em relação a 2011.

“Tivemos que reduzir algumas atividades e foi bastante difícil. De qualquer forma, a qualidade mantém-se”, rematou Rui Ramos.

Últimas