PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

CIM vai solicitar audiência com secretário de Estado da Protecção Civil para debater coordenação dos incêndios

13 Setembro, 2010 - 09:14

172

0

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho vai solicitar uma reunião com o Secretário de Estado da Protecção Civil para debater a coordenação do ataque aos incêndios no Alto Minho, bem como a possível gestão das florestas pelas autarquias.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho vai solicitar uma reunião com o Secretário de Estado da Protecção Civil para debater a coordenação do ataque aos incêndios no Alto Minho, bem como a possível gestão das florestas pelas autarquias. O anúncio foi deixado pelo presidente da Câmara de Paredes de Coura, na assembleia municipal desta sexta-feira. António Pereira Júnior explicou que já foi criada uma equipa para elaborar o dossiê a entregar ao responsável governamental.
O anúncio do presidente da Câmara de Paredes de Coura surge na sequência de uma moção de censura apresentada pelo grupo parlamentar do PSD contra a coordenação do ataque aos incêndios que assolaram o concelho, este Verão. Décio Guerreiro exemplificou a acusão de má coordenação com o incêndio que lavrou simultaneamente em dois concelhos, Monção e Paredes de Coura, onde apenas actuaram os bombeiros de Monção, tendo os bombeiros de Paredes de Coura sido impedidos de avançar para o terreno. A resposta dada foi a de que a Comissão Distrital apenas envia para o terreno a coordenação e o comando concelhio onde o fogo tem início.
Uma realidace que foi confirmada pela autarquia. Manuel Monteiro explicou que a autarquia já deu a conhecer ao Secretário de Estado da Protecção Civil os problemas sentidos com esse mecanismo de coordenação logo nas primeiras ocorrências. O vereador explicou que tinha ficado marcada uma nova reunião para Outubro.
Também o grupo parlamentar do PS aprovou a moção de censura apresentada pelo PSD. Rosalina Martins disse que é necessário agir já em Outubro e melhorar a coordenação dos incêndios no distrito.
De acordo com o presidente da autarquia de Paredes de Coura, é agora a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho que avança em matéria de incêndios. Em cima da mesa está então uma audiência com o Secretário de Estado da Protecção Civil para debater a coordenação do ataque aos incêndios no Alto Minho, bem como a possível gestão das florestas pelas autarquias.

Últimas