PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

CIM promove potencialidades náuticas na Exponor com olho na internacionalização

10 Maio, 2012 - 08:51

153

0

Com o objetivo de valorizar a economia do mar do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima marca presença, até sábado, na segunda edição do Fórum do Mar, com um stand que será partilhado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Com o objetivo de valorizar a economia do mar do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima marca presença, até sábado, na segunda edição do Fórum do Mar, com um stand que será partilhado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Este evento, que decorre na Exponor – Feira Internacional do Porto, compreende uma Feira, na qual se apresentam produtos e tecnologias com aplicação no meio marinho, construção naval, náutica recreativa, pesca, energia e transportes marítimos, realizam-se palestras e debates sobre sustentabilidade, aproveitamento económico e recursos marinhos, e ainda visitas e atividades educativas e de entretenimento para o público em geral.

De acordo com o autarca de Viana do Castelo, esta participação dos dez municípios visa, por um lado, atrair novos fluxos de turismo náutico, através da promoção do Alto Minho, da sua frente marítima e dos principais cursos de água como “espaços de aventura e lazer”, com condições ímpares para a prática de atividades náuticas. Por outro lado, será igualmente dada prioridade ao potencial do mar enquanto “fonte de conhecimento e oportunidades económicas” em áreas como a construção naval ou pesca.

José Maria Costa sublinha a assinatura d eum protocolo para a promoção de um dia náutico, de forma a que os turistas que visitem a região possam ter noção de tudo o que existe ao nível do mar e das suas atividades.

O Fórum do Mar é um evento aberto à participação dos profissionais de diferentes setores que integram a Economia do Mar, à comunidade científica e à sociedade em geral, procurando contribuir para o desenvolvimento da Economia do Mar e para a sensibilização do público em relação aos benefícios que podem ser obtidos com uma exploração sustentável do Mar.

José Maria Costa vê este fórum como uma alavanca para a internacionalização das atividades ligadas ao mar, e destaca ainda a importância da visita do Presidente da República, Cavaco Silva, a este evento.

Na Exponor, o Alto Minho ocasião vai promover duas iniciativas âncora da estratégia regional da CIM para a valorização da economia do Mar: o Centro de Mar e a “estratégia do Litoral Norte”.

O desenvolvimento das zonas e comunidades piscatórias é outra iniciativa âncora da estratégia regional de valorização da economia do Mar, abrangendo as zonas e comunidades piscatórias das 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Últimas