PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

CIM está a estudar a possibilidade de ser criado um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial

21 Dezembro, 2010 - 12:14

184

0

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima está a estudar a possibilidade de ser criado um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, uma estrutura que pretende juntar o Alto Minho e o Norte da Galiza na tomada de decisões e investimentos conjuntos.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima está a estudar a possibilidade de ser criado um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, uma estrutura que pretende juntar o Alto Minho e o Norte da Galiza na tomada de decisões e investimentos conjuntos. O projecto prevê a substituição da actual Uniminho, associação de municípios transfronteiriça, e o possível alargamento da comunidade, não se limitando ao Vale do Minho. Rui Solheiro refere que este projecto está a ser trabalhado, com assessoria jurídica, por parte da Universidade do Minho, a qual, para já, está a elaborar os devidos estatutos. Com a criação deste agrupamento europeu, abre-se a possibilidade, dos municípios portugueses e galegos ,apresentarem candidaturas directas à União Europeia "sem o crivo nacional".
De acordo com Rui Solheiro, este projecto é, para já, uma hipótese que está a ser estudada, até porque é necessário dar início a uma fase de conversações com os parceiros galegos e portugueses. Ainda assim, o também presidente da Uniminho, realça que "valeria a pena" investir na criação de um Alto Minho uno e na cooperação transfronteiriça.
O responsável garante que, a ser criado, este agrupamento europeu permitirá dar "mais autonomia" aos municípios portugueses e galegos envolvidos, na tomada de decisões.

Últimas