PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

CIM Alto Minho lidera execução do PTD Minho-Lima com taxa de 94 por cento acima da média nacional

25 Abril, 2012 - 09:36

134

0

A CIM Alto Minho continua a liderar, a nível nacional, em termos de execução de projetos no âmbito do Plano Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD Minho-Lima), tendo registado, em 2011, uma taxa de execução de 94 por cento, enquanto a média nacional ronda os 61 por cento.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (Alto Minho) continua a liderar, a nível nacional, em termos de execução de projetos no âmbito do Plano Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD Minho-Lima), tendo registado, em 2011, uma taxa de execução de 94 por cento, enquanto a média nacional ronda os 61 por cento.

Os dados constam do Relatório de Gestão e Contas de 2011 da CIM Alto Minho, aprovado em assembleia intermunicipal, na passada sexta-feira.

Ainda de acordo com o relatório, em 2011, foi mantida “uma grande intensidade” na execução de projetos financiados pelos fundos comunitários, encontrando-se mobilizados mais de 137 milhões de euros. Investimentos que foram canalizados para o Alto Minho, resultantes da intervenção direta da Comunidade Intermunicipal.

No âmbito dos investimentos do PTD, destacam-se alguns indicadores, nomeadamente a construção de 23 centros escolares, com mais de 4.600 alunos a serem beneficiados; a construção de 182 quilómetros de rede de abastecimento de água, servindo mais de 40 mil habitantes, e a beneficiação de 135 quilómetros de rede viária municipal.

Os dados foram destacados pelo presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho, Rui Solheiro, em assembleia intermunicipal.

Em relação ao relatório de contas, registou-se, no ano passado, um aumento da receita de fundos comunitários de 72 por cento, face a 2010, em consequência da formalização e transferência de diversos projetos para a CIM. Tal facto permitiu um crescimento de 21 por cento, relativamente ao ano anterior, e “uma maior estabilização e consolidação da sua atividade”.

Esta situação teve ainda reflexos óbvios na estrutura financeira da Comunidade Intermunicipal, nomeadamente nos resultados líquidos atingidos, avaliados em 176 mil euros e no aumento da liquidez.

Últimas