PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

CIM abre concurso para a bolsa de mérito nas áreas da Educação e Infra

2 Maio, 2011 - 10:40

195

0

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) vai abrir, nos próximos dias, o concurso para a Bolsa de Mérito, com três grandes projectos à espera de financiamento: a Escola Superior de Desporto de Melgaço, o Centro de Inovação Empresarial e Logística de Valença e o Coliseu de Viana do Castelo.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) vai abrir, nos próximos dias, o concurso para a Bolsa de Mérito, com três grandes projectos à espera de financiamento: a Escola Superior de Desporto de Melgaço, o Centro de Inovação Empresarial e Logística de Valença e o Coliseu de Viana do Castelo. O presidente do organismo reforça que esta CIM é a única do país a ser abrangida por este investimento adicional. A listagem de projectos integra investimentos relacionados com a construção de equipamentos âncora nos municípios alto-minhotos, com a regeneração urbana e eixos viários, com a rede escolar do ensino básico e pré-primário e com as redes de abastecimento de água e saneamento em freguesias. Rui Solheiro diz que o objectivo passa por acelerar todo o processo, para que os projectos sejam submetidos a candidatura a "curto prazo".

A bolsa de mérito vai estar disponível até 31 de Dezembro deste ano, mas Rui Solheiro garante que a CIM Minho-Lima não quer perder tempo e vai pressionar para a abertura de outros concursos noutras áreas, sobretudo nas acessibilidades.

Recorde-se que a Bolsa de Mérito é um financiamento que premeia as comunidades intermunicipais que tenham atingido, nos últimos três anos, uma taxa de execução financeira de pelo menos 75 por cento das verbas previstas. Trata-se de um incentivo que será criado em cada um dos Programas Operacionais Regionais, ao abrigo do acordo assinado, em Fevereiro, entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A CIM Minho-Lima é a única do país a ser abrangida por este investimento adicional e prevê, também, o aumento do co-financiamento de 80 para 85 por cento da despesa validada dos municípios que executarem as obras e projectos durante o ano 2011, um montante global de 500 milhões de euros de investimento, ao abrigo do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). A Escola Superior de Desporto de Melgaço, o Centro de Inovação Empresarial e Logística de Valença e o Coliseu de Viana do Castelo são os três grandes projectos que a CIM quer ver concluídos através da Bolsa de Mérito. O concurso abre nos próximos dias.

Últimas