PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Cidades assinam protocolo de geminação, com vista à criação de uma euro

25 Março, 2011 - 08:33

214

0

Os autarcas das cidades transfronteiriças de Valença e Tui assinam, esta sexta-feira, o protocolo de geminação, no âmbito das comemorações dos 125 anos da Ponte Internacional. Próximo passo é a criação d euma euro-cidade.

Os autarcas das cidades transfronteiriças de Valença e Tui assinam, esta sexta-feira, o protocolo de geminação, no âmbito das comemorações dos 125 anos da Ponte Internacional.
De acordo com o presidente do executivo valenciano, este é mais um passo para a concretização do projecto euro-cidade e para a institucionalização de um trabalho comum que, neste momento, é transversal a várias áeas da actividade municipal e da sociedade. Jorge Mendes realça que se trata de um processo importante não só para Valença e Tui, mas também para todo o Noroeste Peninsular, e um exemplo de cooperação para a Europa.
Já o alcayde de Tui explica que as duas cidades têm um "futuro promissor em conjunto" para enfrentar os tempos de crise. Um caminho longo que deve ser feito em passos consistentes para que culmine, segundo António Rocha, na candidatura de Valença e Tui a Património da Humanidade.

O estabelecimento de laços de geminação entre as duas cidades, decorre da existência de características semelhantes e de pontos e referências históricas comuns. Uma intenção que procura, ainda, aprofundar e institucionalizar as relações de amizade, solidariedade e intercâmbio, estabelecendo mecanismos protocolares, essencialmente aos níveis económico, social e cultural.
A assinatura do protocolo de geminação de valença e Tui está marcada para as 10h00, na Âlfandega Cultural. Além dos autarcas Jorge Mendes e António Rocha, o acto conta ainda com a presença do presidente da Junta da Galiza, Alberto Nunez Feijó, entre outras entidades portuguesas e espanholas.
O acto decorre no âmbito das comemorações dos 125 anos da Ponte Internacional Valença e Tui e é, ainda, marcado pelo descerramento de uma lápide na ponte.

Últimas