Menu

+

0

0

Alto Minho

Ciclismo: Volta a Portugal vai terminar no Alto Minho

29 Junho, 2023 - 12:45

1529

0

Ciclismo.

A edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta vai terminar no Alto Minho, em Viana do Castelo. 

 

Como novidades este ano, de acordo com o jornal O Jogo, há o regresso ao Algarve, que não figurava no traçado desde 2018, e o contrarrelógio “noturno” da última etapa, que deverá terminar cerca das 20h00.

 

De resto, repetem-se os locais decisivos: a inevitável Torre, a primeira grande dificuldade, à quinta etapa, seguindo-se o Larouco, ponto mais alto de Montalegre (7.ª), e a Senhora da Graça (9.ª), antes do exercício individual de 16,3 quilómetros nas ruas de Viana do Castelo, com Joaquim Gomes, o diretor da Volta, a abdicar do Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo, que em 2022, na sua primeira presença no percurso, foi palco de uma das mais espetaculares chegadas de etapa em anos recentes.

Os cerca de 130 ciclistas, de 19 equipas (as nove portuguesas e 10 convidadas estrangeiras, entre as quais as quatro ProTeams espanholas) rumarão depois ao Velódromo Nacional, em Sangalhos (Anadia), ponto inicial dos 188,5 quilómetros até Ourém.

Antes do dia de descanso, marcado para 16 de agosto, há ainda tempo para a complicada chegada à Guarda, onde a meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria, numa ligação de 168,5 quilómetros desde Penamacor.

“Finalmente, pusemo-nos de acordo e, em primeira mão, posso anunciar que o final do contrarrelógio será em Santa Luzia”, revelou Joaquim Gomes durante a apresentação da 84.ª edição, que decorreu em Lisboa.

 

Assim, o crono acabará no Santuário de Santa Luzia, ponto mais elevado da cidade de Viana do Castelo, com os derradeiros quilómetros do exercício individual a serem feitos em subida, numa mini cronoescalada.

 

Será a 10ª e última etapa, no dia 20 de agosto.

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Ciclismo

Últimas