As condições meteorológicas vão agravar-se nas próximas horas em todo o País.
Às portas do Alto Minho, duas frentes atlânticas promete bastante chuva, vento e possivelmente trovoada para esta quinta-feira.
O aviso amarelo para precipitação, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entra em vigor às 3h00.
Em comunicado, o IPMA alerta para “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.
Conforme explica o portal Meteo Trás os Montes – Portugal, logo a seguir às frentes atlânticas está a massa de ar polar que traz a aguardada neve. Já há também aviso amarelo.
A queda de neve deverá primeiramente registar-se “acima de 1.100/1.200 m, descendo gradualmente a cota até 800/1.000 m com acumulação até 10 cm acima de 1.000/1.200 m”.
[Fonte: Meteo Trás os Montes – Portugal]
O vento vai soprar com mais intensidade. Também aqui há aviso amarelo para o Alto Minho. São esperadas “rajadas até 80 km/h no litoral e até 95 km/h nas serras”, aponta o IPMA.
Mais perigoso vai estar o mar. Aqui o aviso será amarelo esta quarta-feira, mas sobe para laranja quinta e sexta-feira. É o segundo mais grave.
“Estão previstas ondas de oeste/noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima”, conclui o IPMA.
Comentários: 0
0
0