Menu

+

8

3

Alto Minho

Chuva trouxe o ‘verde’ a Portugal todo (eis a Península vista do espaço)

29 Novembro, 2023 - 18:10

16248

0

Clima.

As chuvas das últimas semanas trouxeram o verde de volta a Portugal. Todo o território assim, de norte a sul.

 

A imagem foi divulgada pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal. Foi captada pelo satélite Sentinel3, no passado dia 23 de novembro.

 

Mas nem toda a Península Ibérica está igual a nós.

 

“A vertente atlântica, onde choveu nas últimas semanas, recuperou o verde, já a Meseta Norte, Leste e Sudeste continuam com tons acastanhados, onde a vegetação continua a sofrer com a falta de água”, aponta aquele portal meteorológico.

 

Para os próximos dias está prevista mais chuva por cá.

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quarta-feira um alerta para agravamento de condições meteorológicas nas próximas 48 horas.

 

É esperada “precipitação, por vezes forte, vento e queda de neve [na Serra da Estrela]”, refere.

 

Até ao momento não existe qualquer aviso meteorológico emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o Alto Minho.

 

Conforme avançou já a Rádio Vale do Minho, pelo menos até ao dia 8 de dezembro, está prevista chuva ou aguaceiros para o distrito de Viana do Castelo.

 

Em nota divulgada, o portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal, prevê também a retoma de “um padrão húmido e em Portugal sempre que se estabelece um regime de ventos atlânticos”.

 

Este portal descarta já a hipótese de descida acentuada de temperaturas mínimas nos próximos dias. “Obviamente que sempre que somos atravessados por uma frente fria, atrás dela virá ar polar e descerão as temperaturas, mas será sempre de forma transitória, sem alterações significativas do padrão”, acrescenta.

 

Os valores máximos vão rondar os 15ºC. As temperaturas mínimas entre os 7ºC e os 9ºC.

 

O vento alternará entre fraco e moderado.

 

 

 

[Fotografia: Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas