PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Chegou o Verão (eram 20h51). Traz sol e temperaturas acima de 30ºC

20 Junho, 2024 - 20:51

427

0

Solstício.

Chegou o Verão. Eram 20h51 em Portugal continental quando ocorreu o chamado solstício de Verão, que marca o início da nova estação do ano.

 

É neste dia que o sol está erguido durante mais tempo no céu, dando origem ao dia mais longo do ano.

 

A partir daqui, os dias ficam progressivamente mais curtos (perdem minutos e horas de luz solar), embora a um ritmo quase impercetível – até estarmos mais perto do outono.

 

Em junho, mês do solstício de verão (pelo menos no hemisfério norte), os cultos à fertilidade abundavam noutras eras. As celebrações multiplicavam-se, reflexo cultural do período de maior vivacidade do ano.

 

Em meados do século X, na Europa, a Igreja decidiu cristianizar as celebrações, estabelecendo dias de homenagem aos Santos Populares a 13, 24 e 29, respetivamente, Santo António, São João e São Pedro, difundindo a conotação festiva da época.

 

 

 

Termómetros acima de 30ºC já no domingo (mas depois arrefece)

Verão é sempre associado a sol e calor. Isso vai acontecer já no próximo domingo, com previsões de temperatura máxima superior a 30ºC para vários concelhos do Alto Minho.

 

Os valores mínimos também sobem dos 11ºC aos 15ºC.

 

No entanto, a partir da próxima quarta-feira, pode voltar a arrefecer com máximas a descer novamente para valores na ordem dos 26ºC.

 

 

[Fonte: IPMA]

 

 

O vento vai soprar fraco.

 

A nova estação do ano vai durar 95 dias, até ao equinócio de outono. Está previsto para o próximo dia 22 de setembro, domingo.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Margarida Fernandes]

Últimas