PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira vence prémio autárquico ‘Aristides de Sousa Mendes’

9 Novembro, 2021 - 18:07

558

0

Cerveira-Tomiño: Um espaço naturalmente comum e verdadeiramente europeu

Vila Nova de Cerveira foi distinguida esta terça-feira com o prémio Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses. O único município do Alto Minho entre os projetos vencedores. Os restantes quatro são Braga, Elvas, Almeida e Poiares. Outros 12 projetos receberam menções honrosas.

 

Intitulado Cerveira-Tomiño: Um espaço naturalmente comum e verdadeiramente europeu, o projeto cerveirense venceu na categoria de Diferenciação, Inovação, Criatividade. O galardão foi recebido pela coordenadora, Sónia Antunes.

 

“Em nome da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, quero agradecer tão honrosa distinção. Cerveira/Tomiño, um espaço verdadeiramente europeu, é síntese de todo um trabalho de cooperação transfronteiriça levado a cabo nos últimos anos o Município de Vila Nova de Cerveira e do concelho espanhol de Tomiño, com quem partilhamos naturalmente este prémio”, disse a responsável.

 

“Assente nos conceitos da desfronteirização e da eurocidadania participativa, [este projeto] procura promover a integração de políticas de proteção de recursos comuns, o desenvolvimento sustentável e a coesão social”, explicou.

 

“É efetivamente com diferenciação, inovação e criatividade que temos trabalhado para a construção do projeto europeu e na cimentação dos seus mais nobres valores: a paz e a unidade. Para que a memória do Holocausto nunca seja esquecida, para que a Paz perdure e para que acontecimentos discriminatórios não se voltem a repetir, é assim que continuaremos a trabalhar e a viver este espaço naturalmente comum”, garantiu Sónia Antunes.

 

Integrando o Projeto Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto, o prémio Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses é uma distinção honorífica e de natureza não pecuniária atribuído às autarquias que, por sua iniciativa ou em articulação com a sociedade civil, promovam práticas, programas ou projetos de elevado mérito e interesse público.

 

 

[Fotografia: FB República Portuguesa]

Últimas