PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Vem aí um investimento de 10 milhões de euros – Rui Teixeira radiante

11 Abril, 2022 - 18:21

2218

0

Economia.

A empresa de serviços energéticos EnergyCon vai avançar com um investimento de 10 milhões de euros para a instalação da primeira comunidade de energia renovável no Alto Minho, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, avança o Jornal de Negócios.

 

De acordo com a empresa controlada pelo grupo Painhas, este projeto pretende servir 40 empresas das duas zonas industriais do concelho, e está prevista a instalação de uma central fotovoltaica para a produção de energia solar e de um eletrolisador para a produção de hidrogénio e produção de azoto.

 

“A EnergyCon avançará com um investimento na ordem dos 10 milhões de euros, numa primeira fase, ficando responsável por todo o projeto de engenharia, ‘procurement’ e construção”, disse àquele jornal Helena Painhas, CEO do grupo Painhas.

 

 

Rui Teixeira: “Uma mais valia para o nosso concelho”

O presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, mostra-se evidentemente muito satisfeito com este investimento.

 

“O conceito de partilha de energia pretende acelerar o processo de descarbonização da indústria e garantir maior segurança energética ao tecido empresarial português. A instalação de uma comunidade de energia renovável pretende disponibilizar o acesso a energia de baixo custo, para manter a tendência ascendente dos indicadores de exportação da região e promover a transição energética das cerca de 40 indústrias do concelho”, referiu o autarca socialista.

 

“Uma mais valia para o nosso concelho que contribuirá para a concretização do Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética local e das metas da União Europeia para a redução de emissões de CO2″, acrescentou.

 

 

[Fotografia: EnergyCon]

Últimas