Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira vai ter mais GNR em bicicleta

6 Fevereiro, 2024 - 14:40

382

0

Segurança.

O Município de Vila Nova de Cerveira vai ceder duas bicicletas equipadas ao Posto Territorial da GNR, contribuindo para reforçar a segurança através de ações de policiamento de proximidade no concelho.

 

Integrando a “Comemoração do 15 de Fevereiro – Homenagem aos Heróis de 1809”, a cedência gratuita destes equipamentos é formalizada, a 15 de fevereiro, às 10h00, na Biblioteca Municipal, com a assinatura de um contrato de comodato pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo Comandante do Comando da GNR de Viana do Castelo, Coronel António Maciel da Silva.

 

Assumindo a potenciação de um concelho seguro para residentes e turistas como objetivo estratégico municipal, este contrato de comodato resulta do apoio da autarquia cerveirense a programas e projetos de interesse municipal em parceria com entidades da administração central, considerando a cooperação entre as duas entidades no reforço dos meios necessários para uma eficaz ação de prevenção, defesa, proteção e segurança das populações e seus bens.

 

As duas bicicletas encontram-se devidamente equipadas e identificadas para os militares ao serviço do Posto Territorial da GNR de Vila Nova de Cerveira percorrerem o concelho em ações de vigilância e patrulhamento de proximidade dentro da área do Município.

 

O Município de Vila Nova de Cerveira assinalará a “Comemoração do 15 de Fevereiro – Homenagem aos Heróis de 1809”, precisamente no dia 15 de fevereiro, com um programa simples, mas carregado de simbolismo.

 

Às 10h00, na Biblioteca Municipal decorre a formalização deste contrato de comodato no âmbito da segurança municipal, prosseguindo-se com a deposição de uma coroa de flores no monumento ‘Memória’, e no busto do Coronel Coelho de Araújo, com entoação do Hino Nacional.

 

De realçar que o 15 de fevereiro é uma data incontornável na história recente do Município de Vila Nova de Cerveira.

 

Nesse dia, no ano de 1809, as tropas de Napoleão tentaram invadir Portugal pelo Minho, concretamente por Vila Nova de Cerveira, tendo sido repulsas pelas forças Lusas comandadas pelo Coronel Coelho de Araújo, cujo busto se encontra na Praça 15 de Fevereiro.

 

Como homenagem a esses heroicos defensores do Minho durante a “Guerra Peninsular”, Vila Nova de Cerveira ergueu o monumento da ‘Memória’, cuja primeira pedra foi lançada a 15 de fevereiro de 1909, sob o reino de D. Manuel II.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas