Uma antiga mina de volfrâmio, na freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, vai ser recuperada.
De acordo com o jornal ECO, o programa regional de financiamento europeu Norte 2030 vai apoiar com 14,5 milhões de euros a eliminação de passivos ambientais em três antigas áreas mineiras no país. Entre estas está a da freguesia de Covas.
[crédito fotografia: Arquivo/DR]
[crédito fotografia: Arquivo/DR]
Em causa está a descontaminação de solos e água, a recuperação ecológica e paisagística das áreas mineiras, e a reabilitação e salvaguarda de património material e imaterial associado à atividade mineira.
Promovidas pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A, estas intervenções exigem um investimento superior a 19 milhões de euros que é financiado em 14,5 milhões de euros pelo Feder. No conjunto, serão reabilitados 36,5 hectares de áreas ambientalmente degradadas.
[crédito fotografia: Arquivo/DR]
A intervenção prevê medidas de reabilitação hidrológico-ambiental orientadas para a eliminação e isolamento de matéria contaminante e contaminada.
Acresce ainda a separação das águas de boa qualidade das águas ácidas e poluídas. Financiado em 4,8 milhões de euros, este projeto exige um investimento de seis milhões de euros.
Em comunicado, citado por aquele jornal, o Presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, mostrou-se satisfeito com esta intervenção, que vem responder “às pretensões dos covenses em encontrar e implementar uma solução definitiva para um impasse que já se arrasta há 40 anos”.
Comentários: 0
0
0