PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Universidade Sénior realiza Semana Cultural

20 Outubro, 2014 - 08:04

155

0

Iniciativa arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até 25 de Outubro, com um conjunto de atividades interativas.

A Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira – Unisénior está a organizar mais uma edição da Semana Cultural. A iniciativa arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até 25 de Outubro, com um conjunto de atividades interativas.
O objetivo desta Semana Cultural da Unisénior visa não só receber os novos alunos, mas sobretudo dar a conhecer a toda a comunidade a diversidade de valências existentes, através de uma interação proporcionada pela demonstração em espaços públicos.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira marcou presença no arranque desta iniciativa que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, com a Conferência intitulada “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”, proferida pelo Professor Doutor José Carlos de Miranda, da Universidade Católica de Braga.
Fernando Nogueira destacou um evento cultural com grande expressão de “uma família muito numerosa” e que tem contribuído para uma enriquecedora partilha de experiências e de conhecimentos. O autarca referiu ainda que a atenção deste executivo está centrada nas pessoas, com enfase nas duas faixas etárias muito importantes e mais vulneráveis, como o são os mais jovens e os menos jovens, de forma a apoiá-los e a integrá-los.
Perante uma sala repleta, o presidente da Unisénior, Esteves Marques, apresentou o orador convidado, explicando a escolha do tema como um assunto sempre na ordem do dia e muito enriquecedor para a sociedade.
Por sua vez, o professor José Carlos de Miranda dividiu a sua comunicação em três partes, focando a dualidade do ser humano, a família humana e a resiliência da família laboral, sublinhando que todo o ser humano tem de aprender em sociedade e que a família é uma incubadora. Chamando a atenção para a importância da emanência e da transcendência, o orador recordou que “a primeira grande ameaça à família foi dada com a Revolução
Industrial, com a imposição do trabalho alienado e a desvalorização do preço do trabalho”.
Depois desta primeira atividade, o programa da Semana Cultural da Unisénior prossegue este sábado, pelas 15h30, com a demonstração das diversas atividades da Unisénior no Terreiro, nomeadamente dança, 50+ (ginástica), Tuna e pintura; para domingo está agendado um Sarau no Terreiro, pelas 15h30, com a participação do Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe, Coral Polifónico de Cerveira e Grupo Mecalips. No dia 21 assinala-se o Dia das Universidades Séniores do Vale do Minho, pelas 10h00 (Vila Nova de Ceveira, Caminha e Monção); no dia 23 decorre o Dia da Poesia e das Instituições na Biblioteca Municipal com a participação da Academia de Música Fernandes Fão; e para o encerramento, dia 25, uma noite de Convívio Luso-Galaico no Centro de Cultura de Campos, pelas 21h00, com a conferência sobre “Emigração, emigrantes e cartas do destino”, com a participação da Tuna Unisénior e do Grupo de Gaitas de Barrantes, Galiza.
Criada em Outubro de 2010, a Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira tem cerca de 80 alunos inscritos nas mais variadas disciplinas.

Últimas