PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Triatlo da Amizade promete unir atletas portugueses e galegos no final de setembro

4 Setembro, 2014 - 07:27

160

0

Oitava edição tem início às 15h30, do Cais de Vila Nova de Cerveira.

O Triatlo da Amizade, Cerveira-Tomiño, regressa no último fim-de-semana de setembro com a participação de mais de uma centena de atletas portugueses e galegos. A VIII edição tem início às 15h30, do Cais de Vila Nova de Cerveira.
Com organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e do Concelho de Tomiño, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Triatlo e da Federação Galega de Triatlo, ano após ano, esta competição internacional vai atraindo um número crescente de participantes que têm como ponto de união o rio Minho e a Ponte da Amizade.
O início do Triatlo alterna de local a cada ano e, na edição 2014, a saída está prevista para o Cais de Vila Nova De Cerveira com a prova de natação; em solo galego decorre a transição para o ciclismo que terminará no Cais português para dar lugar ao atletismo.
Os atletas terão que nadar uma distância de 750m até ao Cais de Goian, onde estará situada a primeira área de transição. Aí a prova de ciclismo (btt) integra quatro voltas no Castelo e posterior ida até Vila Nova de Cerveira, atravessando a Ponte da Amizade passando pela Avenida de Tomiño até ao cais cerveirense terminando o percurso em BTT com um total de 19,6 quilómetros. Para finalizar, a corrida marcada por um percurso em paralelo e asfalto composto por três voltas equivalente a um total de 5000m, cumprindo um circuito pelo Casco da Vila de Cerveira.
Em disputa estará o Troféu da Amizade, uma obra da autoria do escultor espanhol Arcadio Blasco. Esta pequena escultura tem a designação de Encontro de Culturas e, desde a primeira edição, é o símbolo do Triatlo da Amizade. De salientar que o troféu nunca é propriedade de qualquer um dos intervenientes na prova, fazendo-se sempre a passagem deste símbolo da amizade entre os galegos e os portugueses, conforme quem seja o vencedor da prova. O País vencedor guardará o troféu até à edição seguinte.
Á semelhança de edições anteriores, uma seleção de triatletas portugueses representará a Federação Portuguesa de Triatlo e outra formada por triatletas galegos representará a Federação Galega de Triatlo.
Podem participar tanto triatletas federados como não federados, que terão de solicitar na sua respetiva federação a licença de um dia para poder participar (no caso dos não federados). Refira-se ainda que os triatletas poderão participar tanto de forma individual como em equipas (estafetas).

Últimas