PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Subsídios escolares ao 1º ciclo acima do estipulado por lei

29 Novembro, 2015 - 12:37

131

0

No total são cerca de 130 os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vila Nova de Cerveira apoiados pela autarquia.

Para reforçar a ajuda às famílias mais carenciadas no decorrer de mais um ano letivo, o Município de Vila Nova de Cerveira atribui aos alunos do 1º ciclo um montante superior ao definido em Despacho do Ministério da Educação para a aquisição de manuais e materiais escolares.
No total são cerca de 130 os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vila Nova de Cerveira apoiados pela autarquia que, por sua vez, continua a fazer o esforço de manter os valores acima do estipulado por lei, mesmo verificando-se um aumento de 8% dos beneficiários em comparação com o ano anterior.
Assim, e de acordo com o Despacho 8452-A/2015 que regula as medidas de ação social escolar para o ano letivo 2015/2016, os valores atribuídos pelo Município cerveirense estão acima do que é estipulado pela tutela, descriminando-se da seguinte forma:
Ao nível do 1º escalão, ao 1º e 2º ano atribui 50 euros em vez de 39,60 euros; e ao 3º e 4º ano atribui 55 euros em vez de 45,80 euros.
Relativamente ao 2º escalão, o 1º e 2º ano recebem 27,50 euros em vez de 19,80 euros, e o 3º e 4º ano o valor de 30,00 euros em vez de 22,90 euros.
A vereadora da Educação, Aurora Viães, sublinha um esforço financeiro significativo da autarquia, mas “fundamental para a promoção de igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar a todos alunos do concelho”.
De salientar que a Ação Social Escolar de Vila Nova de Cerveira é mais abrangente e plasmada num conjunto de medidas de apoio à inserção escolar destinadas a famílias que se encontram em situação de carência económica e/ou vulnerabilidade social, nomeadamente os serviços de refeições escolares e os apoios económicos atribuídos aos estabelecimentos de ensino. Há ainda o caráter gratuito dos transportes escolares que, este ano, foi alargado a todos os alunos que frequentam as escolas do concelho.

Últimas