PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Sabe o que é o BUPi? Vai percorrer todas as freguesias do concelho

1 Agosto, 2022 - 12:41

300

0

BUPi.

O Município de Vila Nova de Cerveira vai levar o BUPi (Balcão Único do Prédio) às freguesias do concelho. O objetivo, explica a autarquia, “é criar condições para que, de uma forma ainda mais simples e cómoda, os munícipes e proprietários de terrenos rústicos e mistos possam fazer o registo das suas matrizes”.

Para dar início a esta itinerância, o presidente da Câmara, Rui Teixeira, reuniu na passada quinta-feira, 28 de julho, no Salão Nobre da autarquia, com os Presidentes de Junta das freguesias do concelho para reforçar a importância da georreferenciação e do registo dos terrenos e programar as sessões de esclarecimento.

 

A primeira acontece já no dia 9 de agosto, às 18h30, na Junta de Freguesia de Reboreda.

Aberto em Vila Nova de Cerveira, desde setembro de 2021, no edifício de Palácio da Justiça (Tribunal), o BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território, de forma simples e gratuita. O objetivo é permitir que os proprietários de prédios garantam os seus direitos de propriedade, assegurando a titularidade sobre o que é seu.

 

Em Vila Nova de Cerveira existem 28.764 matrizes rústicas, estando nesta primeira fase, o Município a implementar todos os esforços para que, até julho de 2023, estejam georreferenciadas 15 mil matrizes.

“Um projeto que permite um maior conhecimento do território para que a autarquia, em coordenação com o governo central e as freguesias, possam planear e gerir o território, garantindo a sua valorização e o seu desenvolvimento sustentável, tendo por base quatro pilares fundamentais: o ordenamento do território, a valorização dos recursos, a identificação dos proprietários e a prevenção de incêndios”, refere a edilidade.

“Recorde-se que georreferenciar e registar os terrenos é fundamental para garantir os direitos de propriedade visto a inscrição dos terrenos nas finanças não ser suficiente, sendo necessário, também, fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que é gratuito quando apresentada a localização obtida através do BUPi”, aponta.

Os interessados podem obter mais informações sobre o BUPi no site da autarquia (www-cm-vncerveira.pt) ou agendar um atendimento através dos contactos bupi@cm-vncerveira.pt ou 251708020.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas