O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, garantiu esta sexta-feria que vai “continuar a trabalhar para devolver o castelo aos cerveirenses” durante os próximos quatro anos.
“Porque ele é nosso. É da nossa memória e da nossa identidade”, justificou.
A mensagem foi deixada durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos, realizada no Palco das Artes.
“Concessionado a um privado em 2019, foi uma herança difícil. Uma armadilha de um passado que não olhou ao interesse público. O concessionário não cumpriu os prazos nem zelou pelo património. O Executivo, embora sem concordar com o modelo, cumpriu sempre os prazos legais e defendeu sempre os interesses do Município”, recordou.
“Paralelamente, desenvolvemos projetos para devolver o castelo à população ouvindo os cerveirenses, promovendo atividades com as escolas e fazendo os mais jovens parte da sua história”, prosseguiu.
“Esta luta não é contra alguém. É a favor de todos! É a luta pela dignidade do nosso património, contra a vontade daqueles que só olham ao interesse particular!”, exclamou Rui Teixeira. Longa ovação no auditório.

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
Mas o Presidente quer mais.
“Neste novo ciclo, continuaremos a investir na modernização do concelho, afirmando Cerveira como um território de inovação, de cultura e de qualidade de vida”, garantiu.
Abordou o Centro de Inovação “que será um pólo de atação de talento, tecnologia e empreendedorismo”.
Na freguesia de Loivo, a “requalificação da antiga escola primária deu lugar ao primeiro albergue de peregrinos de Cerveira, um exemplo de valorização do património”, destacou.
Na educação, Rui Teixeira assegurou que vai “continuar a apostar na melhoria dos equipamentos e na criação de condições para as crianças e jovens”.
Será lançado um protocolo entre escola, empresas e Câmara no sentido de promover experiências profissionais, conhecimento cívico e político proporcionando aos jovens uma ainda maior participação sovial.
“Continuaremos a apostar nos vetores sociais, na educação e na cultura como pilares do desenvolvimento humano”, anunciou.

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
Está também previsto um reforço do apoio às famílias, aos jovens casais e à habitação a custo acessível.
“Valorizaremos o emprego e a inovação, criando condições para a fixação de empresas para o desenvolvimento de novos projetos empreendedores e para o crescimento sustentado do nosso território”, adiantou.
Assim, entre as obras que vão marcar os próximos quatro anos, Rui Teixeira destacou “a requalificação do Bairro Social, a renovação do Mercado Municipal e o novo Centro de Saúde”.
“Que este mandato seja um tempo de construção, de união e de exemplo. Que possamos mostrar, juntos, que é possível fazer política com seriedade e humanidade. E que a liberdade, conquistada com tanto esforço, continue a ser o nosso bem mais precioso, mas exercida sempre com respeito, civismo e responsabilidade”, concluiu.
Nas eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro, Rui Teixeira conduziu o PS a nova vitória para a Câmara Municipal neste concelho.
Os socialistas alcançaram 59,02% dos votos. Colocaram três elementos no Executivo Municipal.
Já o PSD obteve 30,05% dos votos. Colocou dois.
A Taxa de Abstenção neste concelho foi de 31%.
Comentários: 0
0
0