PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Requalificação da Doca de Recreio está concluída

8 Outubro, 2021 - 18:17

316

0

Plataforma tem capacidade para 53 embarcações.

O Município de Vila Nova de Cerveira deu por concluída a obra de requalificação da Doca de Recreio. Após duas décadas desde a sua construção, a autarquia procedeu à requalificação daquela  plataforma com capacidade para 53 embarcações. O objetivo passou essencialmente por “melhorar o acesso de pessoas e de embarcações aos planos de água e respetiva saída”.

 

Com um investimento a rondar os 102 mil euros, a obra obteve os pareceres favoráveis das entidades competentes, bem como luz verde a uma candidatura submetida a fundos comunitários.

 

“Tratando-se de uma área sensível pela envolvente natural, os trabalhos executados foram minuciosamente planeados, desde a desmontagem da plataforma, ao transporte para estaleiro para reparação e à posterior montagem no local, criando os mínimos impactos”, descreve o Município. “Na prática, a intervenção consistiu na reparação dos braços articulados, na substituição dos pavimentos em deck e na substituição dos braços de amarração, bem como dos flutuadores. A escolha dos materiais aplicados incidiu na durabilidade e sustentabilidade pelo que, sempre que possível, a opção recaiu em soluções com recurso a matérias primas naturais”.

 

Paralelamente a esta requalificação, o Município instalou ainda um novo cais de acesso ao rio Minho junto à ilhota do Castelinho, assim como realizou trabalhos de limpeza no leito do rio com a remoção do material orgânico, permitindo a ocupação de todos os lugares das embarcações.

 

O investimento total da requalificação da Doca de Recreio de Vila Nova de Cerveira foi de cerca de 102 mil euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 com comparticipação FEDER de 76.862,10 euros.

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas