PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Presidente da Câmara quer aumentar “pujança empresarial” do concelho

11 Julho, 2024 - 11:20

32

0

Autarca pretendeu auscultar preocupações e identificar necessidades de formação sentidas pelas empresas.

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram, esta terça-feira, numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais.

 

O Presidente da Câmara, Rui Teixeira, pretendeu auscultar preocupações e identificar necessidades de formação sentidas pelas empresas, para além de apresentar sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira – CIC.

 

Procurando reforçar o valor do tecido empresarial do concelho, Rui Teixeira explicou que estas reuniões de trabalho visam a dinamização da atividade empresarial e social do concelho, no contexto territorial do Alto Minho e área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza, potenciando um “acompanhamento mais efetivo e direto às empresas instaladas na Zona Industrial, contribuindo para um ambiente empresarial mais inovador sustentado na ligação entre participantes e na capacitação digital”.

 

Rui Teixeira assegurou que a “pujança empresarial” do concelho justifica esta estratégia de cooperação de proximidade, “apoiando as empresas em áreas âncora como a inovação, investigação e desenvolvimento”.

 

“O Município tem vindo a trabalhar com a Universidade do Minho num projeto-piloto inovador de transferência de conhecimento científico e tecnológico para a economia local, consubstanciado num espaço multifuncional. O Centro de Inovação de Cerveira está a ser projetado para promover sinergias entre ciência, tecnologia, sustentabilidade, empresas e a comunidade”, disse o autarca

 

“Complementarmente, foi contactada uma empresa de formação para fazer o diagnóstico das necessidades de formação e permitir a melhoria continua dos recursos humanos, convertendo e potenciando as competências dos funcionários”.

 

Na qualidade de parceiros, representantes do CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais expuseram ideias-chave e apesentaram dados de consolidação empresarial importantes, propondo, nesta fase, a elaboração e distribuição de um questionário por todas as empresas sedeadas na Zona Industrial de Cerveira, com o objetivo de perceber as necessidades formativas comuns, por forma a avançar com formação especializada.

 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira formalizou, em maio, um protocolo de colaboração com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) para a criação do Centro de Inovação de Cerveira, a ser ficar instalado no edifício no Edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).

 

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas