PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Presidente da Câmara ‘estupefacto’ com queda do município na transparência

12 Novembro, 2014 - 08:04

188

0

Fernando Nogueira garante que vai tentar indagar as fontes deste estudo.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira diz-se “estupefacto” com os resultados da segunda edição do Índice de Transparência Municipal (ITM), uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), que coloca o Município cerveirense na 287ª posição de entre os 308 concelhos.
A autarquia salienta que este índice apenas analisa a existência de informação no Website (Portal Municipal), sem sequer avaliar a qualidade da informação inserida.
Analisando o ranking divulgado na passada sexta-feira, Vila Nova de Cerveira passa do lugar 37, em 2013, para o 287, em 2014. Sem compreender as bases de investigação que ditaram esta desvalorização brutal, o edil cerveirense confirma que vai tentar indagar as fontes deste estudo. “Este ano ficou marcado pelo esforço e empenho do atual executivo na melhoria e aprofundamento de toda a informação disponibilizada aos munícipes e agentes económicos, privilegiando uma maior abertura e proximidade na relação entre Câmara Municipal e sociedade civil”, realça Fernando Nogueira.
O autarca assegura que a política de gestão municipal é de total transparência consubstanciada nas mais diversas formas de divulgação que o Município dispõe, nomeadamente através de uma atualização diária do Portal Municipal e da rede social Facebook, da elaboração de um Boletim Municipal semestral, da colaboração com a imprensa local e regional, e da afixação de informação nos locais públicos previamente destacados, bem como a disponibilização constante de toda a informação aos órgãos competentes (Assembleia e Câmara Municipais).
O ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

Últimas