PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Olimpíadas Seniores destacadas em Itália como referência

4 Outubro, 2022 - 12:05

565

0

Olympics4all.

As Olimpíadas Seniores Olympics4all, que promovem a boa prática desportiva para maiores de 60 anos, liderada pelo município cerveirense no projeto In Common Sports+, foi apresentada em Itália e destacada como modelo de referência a seguir.

 

A iniciativa mereceu especial relevo durante um encontro internacional realizado na cidade de Cesena, em Itália, onde o Vereador do Desporto daquele Município, Christian Castorri apresentou o projeto Cesena Sport City.

 

“Este projeto visa a construção de seis centros desportivos inovadores, com a integração de outros serviços destinados aos utilizadores que vão além da mera prática desportiva, criando ainda infraestruturas de acesso – ciclovias e pedonais. Tenho a certeza de que o projeto In Common Sports+ contribuirá para aprimorar ainda mais este projeto estruturante, dando continuidade ao sucesso que esta atividade já tem neste território”, referiu.

 

Este encontro contou com a presença de todos os parceiros neste projeto europeu, nomeadamente o Município de Cesena (Itália), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (Portugal), o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), a Universidade de Vigo (Espanha), o Município de Aksakovo (Bulgária), a Associação Zoldpond (Hungria) e o Instituto do Desporto da Cidade de Nova Gorica (Eslovénia).

 

Esteve também presente Daniela Tamburini da Wellness Foundation que, em 2019, premiou o projeto como uma boa prática na área do desporto associada à população sénior, elemento estratégico na prevenção de doenças crónicas.

É de salientar que o projeto In Common Sports + dinamiza treinos semanais com mais de 450 seniores, em seis países. Os treinos são avaliados pela equipa de projeto, o que possibilitou que um dos pacotes de trabalho deste encontro visasse a adaptação dos jogos desportivos ao público sénior.

 

Com base nas informações recolhidas pelos diferentes parceiros, está a ser possível definir as regras dos desportos coletivos e dos jogos tradicionais que melhor se adequam aos idosos e testar a motivação para a prática de exercício físico, através de modalidades desportivas adaptadas às caraterísticas da população sénior.

 

Este projeto internacional, financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, teve como ponto de partida o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, ao qual se seguiu o projeto In Common Sports que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto.

 

Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição.

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas