PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Município mantém taxas de IRS e Derrama para 2015

25 Novembro, 2014 - 08:12

135

0

Assembleia Municipal aprovou ainda as Grandes Opções do Plano Orçamental para 2015 no valor de 13,4 milhões de euros.

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade a fixação da taxa de derrama e de IRS para 2015, aplicando os mesmos valores praticados no corrente ano.
Para 2015, a proposta de manutenção da redução do nível dos impostos que incidem sobre as famílias e as empresas sediadas no Concelho reflete a constante preocupação deste elenco camarário para que, em tempos de crise, as dificuldades possam ser algo minimizadas no que respeita à carga fiscal que depende do Município.
A Assembleia Municipal aprovou a taxa de 1,5% para a participação variável no IRS relativa ao ano de 2015, num valor máximo de 5%. O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, explicou aos deputados municipais que, atendendo às dificuldades financeiras dos agregados familiares, “não há condições para se proceder a ajustes e aumentos, sob pena de prejudicar a qualidade de vida da população”.
A proposta da taxa de derrama para o próximo ano é exatamente igual à apresentada no ano passado. A Assembleia Municipal aprovou a isenção de pagamento de derrama às empresas com volume de negócios até 75 mil euros; para volume de negócios até 150 mil euros a taxa a pagar é ainda reduzida, tendo sido fixada em 0,8%, e as restantes empresas que apresentarem um lucro tributável acima dos 150 mil euros ficam sujeitas à taxa de 1,5%.
Fernando Nogueira explicou que não há margem para alterar estas percentagens sob prejuízo de comprometer a boa saúde das empresas instaladas nos dois polos industriais do Concelho, destacando a clara discriminação positiva em relação às empresas com menor volume de negócios.
A Assembleia Municipal aprovou ainda as Grandes Opções do Plano Orçamental (GOP) para 2015 no valor de 13,4 milhões de euros, prevendo-se um crescimento de 3,5% relativamente ao adotado em 2014. A proposta foi aprovada por maioria, com as abstenções da Bancada do Partido Socialista.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, estas GOP 2015 “expressam a vontade de valorizar a nossa terra, com empenho, dedicação e entusiasmo, fazendo frente às dificuldades que poderão surgir no próximo ano. Ao mesmo tempo, em consonância com os autarcas, funcionários e população, pretendemos aproveitar os novos desafios que se avizinham em prol do desenvolvimento do nosso Concelho”.
O apoio dado às Juntas de Freguesia, diz o autarca, é sinónimo de que a política de proximidade é uma prioridade, pelo que mantém-se o mesmo nível de apoio praticado em 2014, com uma fatia de 250 mil euros para transferências diretas e mais 500 mil euros disponíveis para um conjunto de intervenção previamente identificadas pelos autarcas.

Últimas