PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Morreu o escultor José Rodrigues – Autarquia fala de ‘perda irreparável para a cultura’

10 Setembro, 2016 - 15:16

138

0

José Rodrigues foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira.

Morreu este sábado de manhã o escultor português José Rodrigues. O escultor e artista plástico português José Rodrigues estava internado há cerca de uma semana. Morreu esta manhã, cerca das 9 horas, no hospital da CUF, no Porto.
José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola, a 28 de outubro de 1936 (tinha 79 anos). Fez o curso na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, cidade onde se radicou. Entre as obras mais conhecidas de José Rodrigues destacam-se o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, no Porto. José Rodrigues foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira.
A autarquia de Vila Nova de Cerveira já emitiu um comunicado onde manifesta grande consternação perante a morte do escultor. “Representa uma perda irreparável para a cultura nacional e internacional e, muito em particular, para Vila Nova de Cerveira, concelho ao qual esteve intimamente ligado por ter sido um dos fundadores da reconhecida Bienal Internacional de Artes e deixar um valioso legado artístico”, refere a edilidade.
O presidente da Câmara cerveirense, Fernando Nogueira, considera que “será sempre lembrado em Vila Nova de Cerveira com muita estima, carinho e deixa uma eterna saudade. Se Cerveira é conhecida como ‘Vila das Artes, muito deve a esta personalidade que ficará para sempre ligada à história e identidade cerveirenses. Um artista, um bom homem e um grande amigo de quem, entre várias caraterísticas, saliento a sua verdadeira paixão pelas obras de arte, desprendida da vertente comercial”.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas