Até dia 17 de abril, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira está a acolher uma exposição sobre as ameaças da vespa velutina, com uma componente informativa e de consciencialização.
Além de convidar o púbico em geral, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, desafiou as 550 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho para uma visita mais detalhada.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, têm acompanhado as turmas.
A exposição “Vespa Velutina – Alto Minho” dá a conhecer a evolução da presença da vespa velutina em Portugal, com estatísticas; o ciclo conforme as estações do ano; os tipos de ameaça; os impactos na biodiversidade, ecossistemas e populações; como identificar a vespa velutina e os seus ninhos e como fazer o controlo/combate.
[Fotografia capa: Município VN Cerveira]
A componente interativa surge através de tablets que disponibilizam informação e fotografias dos vários tipos de vespas, além da presença de três ninhos desativados, um manequim com o fato específico para o combate à vespa velutina, além de apresentação de um filme temático de 6 minutos.
A vespa velutina, mais conhecida como vespa asiática, é uma espécie exótica invasora na Europa.
Esta exposição enquadra-se no projeto “Controlo Vespa 2.0| Estratégia de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina nos Ecossistemas do Alto Minho”, da CIM Alto Minho.
Comentários: 0
0
0